Escreva para nós - todas as páginas - AcyMailing subscription form

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário

Projetos ——

Realizamos na cidade de Colônia o Fórum Carlotas #2 para Mulheres Brasileiras na Alemanha

Carla Scheidegger

23 de abril de 2018

Tamanho da letra:

No dia 21 de abril realizamos na cidade de Colônia, na Alemanha, o II Fórum Carlotas para Brasileiras na Alemanha sob o título “Eu num mundo novo. Um mundo novo em mim”.

Reuniram-se 18 mulheres de 12 diferentes cidades alemãs para dar continuidade ao diálogo sobre os desafios, conflitos culturais e o papel protagonista da mulher brasileira em terras germânicas, que foi iniciado em novembro de 2017 em Berlim.

Na parte da manhã as participantes puderam se apresentar, compartilhar suas origens, suas histórias, seus planos e sonhos, num momento de bastante conexão. Em seguida, fizemos um workshop sobre diversidade e a importância da empatia para a compreensão de uma cultura diversa. Explicamos e colocados em prática os princípios da empatia como o autoconhecimento, a escuta, o olhar generoso, a fala consciente, a troca de perspectiva entre outros.

Como nossa abordagem baseia-se em arte e nos princípios da educação lúdica, promovemos atividades interativas como ferramentas para acessar sentimentos, gerar reflexão e fomentar o diálogo. Neste sentido, nossa proposta sai do modelo tradicional de palestras para o Ciclo de Aprendizado Vivencial, no qual a diversão, o movimento e a brincadeira têm papel fundamental.

Na parte da tarde, Ana Laura Klaehn (Bonn) e Fatima Nascimento (Munique) inspiraram as demais presentes com uma palestra sobre seus desafios e conquistas em seu caminho até aqui. Certamente um dos pontos altos do evento, segundo relatado por diversas participantes no formulário de avaliação.

"O fórum foi excelente e vocês estão de parabéns! Desde a recepção calorosa até o último momento, tudo foi conduzido com perfeição. Houve muita integração, troca e aprendizagem.

(Marina Joetten, Participante)

"Foi gratificante conhecer pessoas muito especiais e fazer ótimos contatos. Eu me senti super acolhida, abraçada e fortalecida par para seguir em frente na minha caminhada. Isso é sororidade!

(Simone Reichel, Participante)

Este trabalho com brasileiras está inserido num cenário mais amplo no qual Carlotas vem atuando para incentivar a emigrante a resgatar sua história, valorizar suas origens e assumir seu protagonismo na Alemanha. Já impactamos a vida de mais de 300 mulheres de diversas nacionalidades em eventos em Munique, Dresden, Berlim e Colônia.

No dia 17 de novembro acontecerá em Frankfurt o III Fórum Carlotas de Mulheres Brasileiras na Alemanha onde serão formados grupos de trabalho para discutir os pontos do Manifesto da Mulher Brasileira Emigrante, uma proposta de Carlotas que representa a visão da empresa no que diz respeito à postura da mulher brasileira emigrante no processo de adaptação, integração.

Carla Scheidegger

No papel: Comunicadora Social pela ESPM , pós-graduada pela Fundação Getúlio Vargas (São Paulo, Brasil) e Universität zu Köln (Colônia, Alemanha). Na perspectiva de outros: alemã no Brasil e brasileira na Alemanha, onde vive há quase 20 anos e fundou a irmã sem fins lucrativos de Carlotas (Carlotas gGmbH). No dia a dia: praticante da empatia e questionadora social desde criança. Já liderou times em empresas de diversos portes e atendeu clientes internacionais em agências de marketing digital, antes de se engajar, enfim, em projetos de integração, empoderamento feminino e promoção de diversidade, empatia e respeito em corporações e instituições de ensino.


Empresa B br

Carlotas possui o Certificado B, ou seja, fazemos parte de um movimento global que utiliza o poder dos negócios para gerar um impacto positivo. Clique aqui para saber mais.

Buscamos nutrir relações humanas mais empáticas e respeitosas.

Facebook Linkedin Instagram Youtube Spotify Empresa B

©Carlotas 2020 - Todos os direitos reservados. Informações legais