Aconteceu em Berlim o I Fórum Carlotas para Mulheres Brasileiras na Alemanha

Carla Scheidegger - 6 de Novembro de 2017
O tempo passou e já é segunda-feira. Mas não uma qualquer, hoje é a segunda-feira após o I Fórum Carlotas para Mulheres Brasileiras na Alemanha, que realizamos no sábado, dia 04 em Berlim.
A proposta de vocês é muito profissional. O material é de qualidade e vocês sabem o que estão falando!” (S. Kupka)

Quem trabalha comigo já sabe que meu estado pós oficina é quase o de um saco vazio, daqueles que não param em pé. O planejamento, o cuidado com o conteúdo, o pensar e repensar na programação (e como as participantes reagirão à proposta), além das centenas de pequenos detalhes que fazem a diferença em um evento, exigem muita maestria.

Dessa vez não me senti assim!

Embora ainda esteja digerindo tudo o que vivemos há dois dias - as atividades, as reflexões, os (re)encontros, os sorrisos, as lágrimas, os olhares, as histórias - sinto-me energizada e confiante para continuar colocando nosso propósito - estabelecido no estatuto da empresa - em prática: expandir nosso alcance e sensibilizar mais migrantes Alemanha afora. Sendo assim, um momento muito importante do evento foi a declaração do Manifesto da Brasileira Migrante, que foi debatido ponto a ponto e “homologado”.



Mas o que mudou?

MUITO APOIO

Em primeiro lugar, recebi o apoio de pessoas maravilhosas, que também acreditaram na importância deste passo. Algumas presentes no fórum, outras não, mas que me ajudaram a pensar, a organizar, a divulgar e a colocar a mão na massa, literalmente. Além da minha família e do time inteiro de Carlotas, em especial a Larissa, minha fiel escudeira :), ainda contamos com o apoio institucional da Embaixada do Brasil em Berlim, da Fernanda Krüger e sua iniciativa Brmais, da Ana Laura Klaehn, que agitou o pessoal do Conselho de Cidadãos de Berlim e seus próprios contatos, da Sonaira D´Ávila que publicou um artigo nas plataformas do Do Rio pra Cá, das mulheres lindas que aceitaram nosso convite para partilhar suas histórias e muitas outras que não tenho como citar aqui por falta de espaço. Sozinha o evento não teria saído do papel. Abracei.

A CORAGEM DE SE COLOCAR VULNERÁVEL

Mesmo com bastante gente acreditando, nosso risco era alto, pois o investimento não estava restrito ao tempo de trabalho, além de não sermos conhecidas “na praça”. Neste momento, resgatei nosso discurso de que se colocar vulnerável é um ato de coragem. Se tantas pessoas estavam seguras de que ia dar certo, por que eu deveria duvidar? Confiei.

A CERTEZA DE QUE NADA É PERFEITO

E foi maravilhoso mesmo assim! Nosso primeiro Fórum não foi perfeito porque nunca será. E nós adoramos isso, já que a possibilidade de aprender e de fazer um pouco melhor na próxima vez nos motiva demais! Aceitamos, portanto, o “status quo”, arregaçamos as mangas e demos o nosso melhor. Tornamos nossa empresa mais conhecida, ganhamos mais experiência e ainda aumentamos o alcance do nosso propósito social. Confirmei.

E a maior recompensa veio no fim do dia, nos depoimentos das participantes, entre eles:

“Vocês precisam levar Carlotas a outras cidades.” (diversas participantes)
Será um prazer! Obrigada Berlim!

O II Fórum Carlotas para Mulheres Brasileiras na Alemanha já está planejado. Ele acontecerá no dia 21 de Abril de 2018 na cidade de Colônia.

Programe-se desde já pra conseguir participar! As vagas são limitadas e na região de Colônia vivem muitas brasileiras.

Carla Scheidegger

Sou uma mente curiosa e um corpo recheado de emoções. Gosto muito de viajar, pra conhecer novas culturas, novos valores e me transformar continuamente. Exercito assim, a empatia, pois acredito que somente o encontro com o diferente nos dá a chance de expandir nosso olhar sobre o mundo e de ser uma pessoa melhor. Como aqui em Carlotas.

Receba nosso informativo em primeira mão!