Escreva para nós - todas as páginas - AcyMailing subscription form

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário

Projetos ——

Aconteceu em Berlim o Fórum Carlotas #1 para Mulheres Brasileiras na Alemanha

Carla Scheidegger

06 de novembro de 2017

Tamanho da letra:

O tempo passou e já é segunda-feira. Mas não uma qualquer, hoje é a segunda-feira após o I Fórum Carlotas para Mulheres Brasileiras na Alemanha, que realizamos no sábado, dia 04 em Berlim.

" A proposta de vocês é muito profissional. O material é de qualidade e vocês sabem o que estão falando!” (S. Kupka)


Quem trabalha comigo já sabe que meu estado pós oficina é quase o de um saco vazio, daqueles que não param em pé. O planejamento, o cuidado com o conteúdo, o pensar e repensar na programação (e como as participantes reagirão à proposta), além das centenas de pequenos detalhes que fazem a diferença em um evento, exigem muita maestria.

Dessa vez não me senti assim!

Embora ainda esteja digerindo tudo o que vivemos há dois dias - as atividades, as reflexões, os (re)encontros, os sorrisos, as lágrimas, os olhares, as histórias - sinto-me energizada e confiante para continuar colocando nosso propósito - estabelecido no estatuto da empresa - em prática: expandir nosso alcance e sensibilizar mais migrantes Alemanha afora. Sendo assim, um momento muito importante do evento foi a declaração do Manifesto da Brasileira Migrante, que foi debatido ponto a ponto e “homologado”.

Mas o que mudou?

MUITO APOIO

Em primeiro lugar, recebi o apoio de pessoas maravilhosas, que também acreditaram na importância deste passo. Algumas presentes no fórum, outras não, mas que me ajudaram a pensar, a organizar, a divulgar e a colocar a mão na massa, literalmente. Além da minha família e do time inteiro de Carlotas, em especial a Larissa, minha fiel escudeira :), ainda contamos com o apoio institucional da Embaixada do Brasil em Berlim, da Fernanda Krüger e sua iniciativa Brmais, da Ana Laura Klaehn, que agitou o pessoal do Conselho de Cidadãos de Berlim e seus próprios contatos, da Sonaira D´Ávila que publicou um artigo nas plataformas do Do Rio pra Cá, das mulheres lindas que aceitaram nosso convite para partilhar suas histórias e muitas outras que não tenho como citar aqui por falta de espaço. Sozinha o evento não teria saído do papel. Abracei.

A CORAGEM DE SE COLOCAR VULNERÁVEL

Mesmo com bastante gente acreditando, nosso risco era alto, pois o investimento não estava restrito ao tempo de trabalho, além de não sermos conhecidas “na praça”. Neste momento, resgatei nosso discurso de que se colocar vulnerável é um ato de coragem. Se tantas pessoas estavam seguras de que ia dar certo, por que eu deveria duvidar? Confiei.

A CERTEZA DE QUE NADA É PERFEITO

E foi maravilhoso mesmo assim! Nosso primeiro Fórum não foi perfeito porque nunca será. E nós adoramos isso, já que a possibilidade de aprender e de fazer um pouco melhor na próxima vez nos motiva demais! Aceitamos, portanto, o “status quo”, arregaçamos as mangas e demos o nosso melhor. Tornamos nossa empresa mais conhecida, ganhamos mais experiência e ainda aumentamos o alcance do nosso propósito social. Confirmei.

E a maior recompensa veio no fim do dia, nos depoimentos das participantes, entre eles:

 “Vocês precisam levar Carlotas a outras cidades.” (diversas participantes)

Será um prazer! Obrigada Berlim!

II Fórum Carlotas para Mulheres Brasileiras na Alemanha já está planejado. Ele acontecerá no dia 21 de Abril de 2018 na cidade de Colônia.

Programe-se desde já pra conseguir participar! As vagas são limitadas e na região de Colônia vivem muitas brasileiras.

Carla Scheidegger

No papel: Comunicadora Social pela ESPM , pós-graduada pela Fundação Getúlio Vargas (São Paulo, Brasil) e Universität zu Köln (Colônia, Alemanha). Na perspectiva de outros: alemã no Brasil e brasileira na Alemanha, onde vive há quase 20 anos e fundou a irmã sem fins lucrativos de Carlotas (Carlotas gGmbH). No dia a dia: praticante da empatia e questionadora social desde criança. Já liderou times em empresas de diversos portes e atendeu clientes internacionais em agências de marketing digital, antes de se engajar, enfim, em projetos de integração, empoderamento feminino e promoção de diversidade, empatia e respeito em corporações e instituições de ensino.


Empresa B br

Carlotas possui o Certificado B, ou seja, fazemos parte de um movimento global que utiliza o poder dos negócios para gerar um impacto positivo. Clique aqui para saber mais.

Buscamos nutrir relações humanas mais empáticas e respeitosas.

Facebook Linkedin Instagram Youtube Spotify Empresa B

©Carlotas 2020 - Todos os direitos reservados. Informações legais