Mulheres reúnem-se em Frankfurt no III Fórum Carlotas para Brasileiras na Alemanha

Katharina Selinger - 26 de Novembro de 2018
"Gemeinsam sind wir stark" (junt@s somos mais fortes) dizia a bandeira que decorava uma das paredes onde aconteceu o III Fórum das Mulheres Brasileiras para Mulheres Brasileiras na Alemanha , realizado por Carlotas em parceria com a associação de mulheres DaMigra e apoio da organização Imbradiva e da inicitativa Brmais foco no lado positivo do Brasil, em Frankfurt, neste novembro de 2018.

Essa frase define bem o que ficou no meu coração, como uma das 24 mulheres participantes, que trouxeram consigo histórias plurais num encontro emocionante.



Nessa troca, na conversa uma com outra, a gente aprende muito com nossas paixões, dores e com os mundos além-mar e terra firme desvelados. Quando a gente entende que, mesmo com narrativas diferentes, a gente compartilha questões e sentimentos semelhantes, parece que se estabelece uma intimidade instantânea difícil de explicar. E então, a gente só sente.



Foi um dia de muito papo, de coração e janelas abertos, de quitutes e atividades que nos colocaram em movimento. O corpo em movimento e a cabeça em profusão. Várias sinapses foram provocadas nas diversas visões de mundo colocadas na roda. Escutamos, respeitamos o tempo da outra e nos dispomos a mergulhar em universos particulares diferentes.



E assim, ouvimos gente já escolada nesta Alemanha, gente no meio do caminho, com e sem lanterna, explorando e aprendendo a cada dia e gente tateando o terreno, sentindo o clima desse lugar, que é, por ora, o presente de cada uma.

Perdidas ou seguras, todas no mesmo barco, descobrindo-se através do encontro com o novo, com o diferente e com o outro, o desconhecido.


Carlotas já está no terceiro fórum e parece que, depois de todos eles, o efeito é parecido: nos (re)conhecemos no olhar da outra, no compartilhar de personalidades, jeitos e gostos e, na generosidade de cada uma em se revelar intimamente.

A oficina propõe os fios condutores nessa jornada e essa gente reunida proporciona a força e o impulso para continuar, acompanhadas, nesse existir como mulher, brasileira, na Alemanha.


Fotos: Fernanda Rudloff

Katharina Selinger

Já criança eu gostava de observar as pessoas: sua aparência, seu comportamento, as amizades e os relacionamentos. De lá pra cá, conheci muitos países, aprendi diversos idiomas e, hoje, dedico-me ao bom funcionamento da comunicação. Quero contribuir para o entendimento das pessoas, em prol de relacionamentos felizes e inspiradores. Aqui em Carlotas, eu tenho esta possibilidade.

Receba nosso informativo em primeira mão!