Quatro escritoras negras que você precisa conhecer

na foto temos um fundo laranja com escritoras negras : Conceição Evaristo, Teresa Cárdenas, Leila Gonzales e Cida Bento

Dia 25 de julho é o Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, uma data de extrema importância que foi instituída em 1992 durante o I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas.

No Brasil, essa data é celebrada há anos por movimentos sociais e foi oficialmente reconhecida em 2014, homenageando também a Tereza de Benguela.

Neste dia, aproveite para mergulhar na leitura de obras de escritoras negras. É uma oportunidade para celebrar e reconhecer a relevância delas. Para isso, selecionamos quatro grandes autoras (na foto: Conceição Evaristo, Teresa Cárdenas, Leila Gonzales e Cida Bento) e abaixo trazemos um pouco mais sobre cada uma delas.

Cida Bento: 

Cida Bento é doutora em Psicologia, escritora e conselheira. Ela é uma das fundadoras do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert) e, em 2015, foi eleita pela revista britânica “The Economist” uma das 50 pessoas mais influentes do mundo no campo da diversidade. 

Ela tem se dedicado incansavelmente à promoção da igualdade racial e combate ao racismo no Brasil. Em especial, recomendo o seu livro ‘Pacto da Branquitude”, que fala sobre o mito da meritocracia no Brasil e a importância de pessoas brancas reconhecerem o lugar de privilégio que ocupam na sociedade. Aproveito também para compartilhar uma participação de Cida no Roda Viva:

Lélia Gonzalez: 

Lélia Gonzalez foi uma das mais importantes intelectuais no Brasil, antropóloga, escritora, professora, filósofa e ativista brasileira.

Lélia foi uma das grandes referências do feminismo negro, como bem disse Angela Davis: “Eu sinto que estou sendo escolhida para representar o feminismo negro. Mas por que aqui no Brasil,  vocês precisam buscar essa referência nos Estados Unidos? Acho que aprendi mais com Lélia Gonzalez do que vocês aprenderão comigo”.

Recomendo o livro “Por um Feminismo Afro-latino-americano”, obra fundamental para compreender as relações de gênero, raça e classe. Conheça mais sobre ela aqui: 

Teresa Cárdenas: 

Escritora, atriz e contadora de histórias. Recebeu vários prêmios e é uma das intelectuais mais influentes de Cuba. Suas obras se destacam pelo premiado Livro “Cachorro Velho” e “Awon Baba”. 

Em especial, gostaria de indicar o Livro “Carta Para minha Mãe”, que é intimista e poético. Para saber mais sobre Teresa, você pode assistir a uma entrevista que ela fez ao Sesc em um encontro na Flip: 

Conceição Evaristo:

Escritora, contista e poeta. Conceição Evaristo foi homenageada como Personalidade Literária do Ano pelo Prêmio Jabuti 2019 e vencedora do Prêmio Jabuti 2015. 

Ela é uma das grandes referências da literatura brasileira atual. Sua obra é potente e representativa. Se você ainda não a conhece, recomendamos começar pelo livro “Olhos d’Água”. Para apreciar sua poesia, deixamos um poema intitulado “Da calma e do silêncio”.

Nesta data, queremos homenagear e celebrar mulheres negras que estão utilizando sua voz para denunciar estruturas opressoras e contribuir para uma sociedade livre do racismo e do sexismo.

Essas e tantas outras mulheres negras são a base da nossa sociedade, representam a maioria da população brasileira e são vítimas de diversas formas de opressão. 

A luta continua e seguir celebrando e enaltecendo suas vozes é uma forma de reconhecimento e resistência. 

Artigo postado originalmente em 22 de Julho de 2023 e repostado para o Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha

Gostou do texto Quatro escritoras negras que você precisa conhecer?

Leia também: Dia nacional de combate ao racismo e os termos que devem ser riscados do vocabulário

Se quiser saber mais sobre nossos projetos ou se tiver interesse em contribuir de alguma forma com conteúdo alinhado ao nosso propósito ou ideias, envie-nos uma mensagem que entraremos em contato com você o mais rápido possível!.