Olá! Espero que você esteja bem!
Hoje, dia 28 de abril, é o Dia Mundial da Educação, uma data que nos lembra a importância de valorizar e investir na educação em todo o mundo. É uma ocasião para celebrar os avanços alcançados e refletir sobre os desafios que ainda precisamos enfrentar para garantir uma educação de qualidade para todos.
Além de ser uma data simbólica para a educação, é também considerada uma data de grande reflexão e mobilização, pois no ano de 2020, 164 países se reuniram na cidade de Dakar, no Senegal, com o propósito de firmarem um compromisso com o desenvolvimento da educação até 2030. Nesse pacto foi selado pelos representantes de cada nação, o compromisso de uma educação de mais qualidade e equidade em todo o mundo, trazendo como foco:
A implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com o objetivo de garantir um currículo mínimo de aprendizagem para todas as escolas do país;
Melhorar a qualidade da alfabetização no território brasileiro e combater o analfabetismo absoluto e o analfabetismo funcional.
Criar programas de formação de professores e investimentos em tecnologia educacional.
No entanto, segundo dados recentes, cerca de 11 milhões de brasileiros acima de 15 anos são analfabetos ou possuem níveis de alfabetização muito baixos, o que evidencia a necessidade de investimentos na área.
Percebemos que após um longo ciclo de transições no ambiente escolar, a alfabetização e o letramento têm sido processos desafiadores para quem aprende e quem ensina. Nesse contexto, a equipe do Programa ExploreCarlotas buscando apoiar e contribuir nesse processo de alfabetização para mais de 25 escolas parceiras das redes municipais e estaduais de São Paulo, criou um material que pudesse apoiar esse longo caminho, que é trilhado de maneira singular por cada criança.
Para conhecer o Guia da Alfabetização e Letramento, clique aqui!
>> Artigo postado originalmente em 28 de Abril de 2023 e repostado para o Dia Mundial da Educação.