Razan quando chega traz suas cores! Esse monte de rosas, amarelos e flores disfarçam que sua história passou por momentos difíceis. Nossa, põe difícil nisso. Esses momentos eram tão ruins que parecia que sugavam todas as cores ao redor de Razan, deixando ela no escuro.
Mas esses momentos passaram e hoje sua vida ganhou muita cor com a chegada de um bebê lindo, o que nos lembra da esperança e a pureza que existe nos seres humanos. Razan não é daqui, chegou em Carlotas há poucos anos e foi aqui que teve seu bebê. Acredita que ela já aprendeu um novo idioma?! Ela é muito inteligente, trabalhava com informática antes de ter que fugir da sua terra natal.
Ela precisou fugir por causa da guerra. Antes das bombas começarem a cair, tudo estava bem por lá, sua vida era confortável. Porém, como a maré no vasto oceano, a nossa vida é irregular e incontrolável, e assim, em um suspiro mais longo, Razan viu seus filhos raptados, o futuro massacrado e sua vida ameaçada.
Quando ela chegou aqui, ainda arrastava a escuridão com ela, e aos poucos foi se assentando e cores brotando. Sua resiliência permitiu uma adaptação rápida, e sua facilidade com novos idiomas só ajudou. Além disso, o fato de que Razan cozinha muito bem, também fez parte da calorosa recepção que ela teve por aqui. Era só Razan começar a jogar os temperos nas panelas que todos espiavam da janela para saber de onde vem esse perfume que faz a boca encher de água e o estômago torcer!
Dona Beta foi a primeira a parar na Janela de Razan para especular, – Prazer sou a Beta! Fico feliz em ver outra cozinheira de mão cheia por aqui! Posso entrar para experimentar o que vai sair desse fogão?! Disse a figura apontando para porta de entrada. As duas passaram aquela tarde a contar casos.
Foto: Marcus Leoni/Folhapress
Esse conto chegou em Carlotas pelo projeto Conectados, que estimula a venda de produtos e a contratação de serviços oferecidos por pessoas em estado de refúgio e imigrantes. Conheça mais a história de Razan aqui.