Parece óbvio entendermos que existe diversidade cultural no mundo em que vivemos. A língua, a culinária, as crenças, as roupas, os costumes, a política, a forma de enxergar as coisas. São os aspectos que nos tornam únicos e nos formam enquanto indivíduo.
Nosso país se constituiu com a mistura de vários povos que aqui vieram.
De 2011 a 2020, o número de imigrantes cresceu em torno de 24%, sendo que, atualmente, existem próximo de 1,3 milhões de imigrantes vivendo no Brasil, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública de 2021.
Mesmo assim, nossa condição humana ainda carrega estereótipos e preconceitos em relação a pessoas que têm uma cultura diferente da nossa. Mas imagina se pudéssemos, com os olhos do outro, viajar e conhecer tantas coisas distintas das nossas rotinas? E se déssemos a chance de ouvir e aprender sobre um mundo que não conhecemos?
Desde 2002, a ONU estabeleceu o dia 21 de maio como o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento. O objetivo deste dia é promover a importância de “aumentar o potencial da cultura como meio de alcançar prosperidade, desenvolvimento sustentável e coexistência pacífica mundial” – palavras da ONU!
Por isso, separei aqui 8 filmes / séries para pensarmos mais sobre nossos vieses e lembrar que nós somos a diversidade do outro. Espero que goste da seleção e me conte o que achou.
1. Tales By Light
Essa é uma série documental que acompanha a rotina de fotógrafos que exploram o mundo. Eles visitam lugares remotos nos quais registram não só a natureza mas também os costumes das pessoas da região.
2. Abe
O filme conta a história de um menino de 12 anos que mora no Brooklyn (Nova York) com a mãe judia de origem israelense e o pai palestino de origem muçulmana. Não é preciso dizer que só aí o conflito está armado, mas o filme tem um toque especial com o Seu Jorge (sim! Seu Jorge) como um chef de um restaurante brasileiro que acolhe o menino na sua cozinha.
3. Casamentos Extremos
Reality show de um casal viaja pelo mundo para explorar as tradições de casamento em diferentes culturas. Claro que há uma dose de exposição do seu próprio relacionamento mas… o foco são as diferentes tradições.
4. A Última Floresta
A luta entre as tradições indígenas e a exploração do garimpo em um território Yanomani, isolado na Amazônia.
5. Um Filme Falado
Torre de Babel em alto-mar, personagens de diferentes nacionalidades européias e um norte-americano discutem, cada um em seu idioma, suas convicções políticas, sonhos, realidades e cotidianos.
6. Um Conto Chinês
Quem é fã do Ricardo Darin com o eu já deve ter assistido, mas vale repetir. Ele é dono de uma loja de material de construção e acaba, sem querer, se tornando responsável por um imigrante chinês que não fala uma palavra de espanhol.
7. Entre os Muros da Escola
Um professor de ensino médio numa escola da periferia de Paris, tem que lidar com estudantes de diversos países da África, do Oriente Médio e da Ásia. Ignorando a identidade e a cultura deles, insiste em ensinar pelo método tradicional. Receita do fracasso!
8. Lemon Tree
O maior presente é desconstruir a ideia “do inimigo” mostrando o tão longo e dolorido conflito israelo-palestino. A história traz uma viúva palestina que tem sua plantação de limões ameaçada quando o ministro de defesa de Israel se torna seu vizinho. A partir daí ela desenvolve uma relação com a esposa do ministro que se solidariza com sua causa.
Gostou do texto Dia da Diversidade Cultural: 8 Filmes que Você Precisa Assistir?
Leia também: Filmes indicados ao Oscar que refletem sobre DEI
>> Artigo postado originalmente em 21 de maio de 2023 e repostado para o dia da Diversidade Cultural.