Contribuição de Carlotas para a leitura infantil em português na Biblioteca Infanto-Juvenil de Frankfurt, na Alemanha. O livro é De flor em flor, dos autores Jon Arno Lawson e Sydney Smith.
Este livro ocupa um espaço muito especial na Biblioteca de Carlotas porque ele traduz, de forma delicada e cheia de poesia, o nosso propósito.
Sua estória pode ser contada de várias formas, já que não possui texto. Assim, crianças e adultos podem descobrir elementos e construir a narrativa juntos. Abaixo, cito outros fatores que me levaram a indicar esta obra na nossa primeira participação na Leitura em Português na Biblioteca infanto-juvenil de Frankfurt, a convite de Fernanda Krüger, iniciativa da Brmais, foco no lado positivo do Brasil.
• DIVERSIDADE DE PONTOS DE VISTA
A criança e homem percorrem o mesmo caminho. Porém, vivem coisas completamente diferentes. Isso ocorre frequentemente na vida real, já que cada pessoa enxerga as coisas com a sua definição de mundo. O entendimento da perspectiva do outro é uma das bases do trabalho de Carlotas. O termo “técnico” para esta capacidade socioemocional é “empatia”.
• O OLHAR ATENTO E CRIATIVO DAS CRIANÇAS
As crianças usam os recursos que estão ao seu alcance para criar e fazer acontecer. Em Carlotas, estimulamos a coragem nos processos criativos, sem que as crianças tenham vergonha ou medo de errar.
• A BELEZA NAS PEQUENAS COISAS
Enquanto o homem, que a acompanha, anda como se tivesse no “piloto-automático”, a criança caminha atenta, enxerga detalhes, colhe flores, vive situações e acumula uma porção de experiências numa simples caminhada pra casa.
• COM AMOR A VIDA FICA MAIS COLORIDA
E tem mais! Este livro oferece uma excelente oportunidade de expandir o vocabulário e de ter uma conversa deliciosa com as crianças! Além de ser LINDO!
Se gostou da dica, deixe seu comentário aqui embaixo!
Aproveitem o momento da leitura!