“Experiência é o que nos passa, o que nos acontece ou o que nos toca!”

“Experiência é o que nos passa, o que nos acontece ou o que nos toca!”, foi inspirada na frase de Larossa que surgiu a ideia de contar um pouco sobre um projeto que vem sendo construído na EMEI Francisco Manuel da Silva, em São Paulo. Desde o ano passado a equipe da EMEI vem pensando caminhos e elaborando estratégias para que de fato se constitua uma gestão cada vez mais democrática, aprimorando a escuta mais sensível das crianças refletidas no Projeto Político Pedagógico, reverberando na prática diária, dando sentido as propostas, fomentando o gosto pelas descobertas a partir de suas abordagens e questionamentos. Após muitas reflexões, pesquisas e estudos embasados nos documentos que norteiam nosso trabalho na Educação Infantil, decidimos que este ano de 2020 iniciaríamos o Conselho Mirim, um espaço aberto representado pelas crianças com participação direta nas decisões sobre assuntos relacionados ao cotidiano escolar, privilegiando a discussão, a socialização de ideias promovendo um ambiente de aprendizagem harmonioso para o coletivo escolar.

A quarentena causada pela Covid-19, interrompeu abruptamente nossos planos, que precisaram ser adiados e repensados, então o ensino, base fundamental da sociedade, necessitou adequar-se ao novo contexto na tentativa de manter viva a escola na vida das crianças e diminuir a distância através de canais das redes sociais.

A equipe escolar, optou por abrir um canal de escuta ativa e sensível, através do aplicativo WhatsApp com o propósito de acolher, entender as angústias das famílias e diminuir o distanciamento vivenciado por todos nós, portanto formamos o Conselho Mirim Virtual.

Nossos encontros virtuais acontecem quinzenalmente, através dos canais tecnológicos e contam com a participação de membros da gestão escolar, professores, pais e crianças, através das rodas de conversas, leituras, músicas, desenhos, e outras formas de expressão fortalecemos nossos vínculos.

Diante do depoimento de uma mãe da EMEI, pudemos ter a certeza que nosso empenho trouxe outras possibilidades para nossas crianças, embora na Educação Infantil a aprendizagem se dá através das interações e práticas de experiências concretas da vida cotidiana, na socialização e compartilhamento de saberes.

“Olá, me chamo Amanda e sou mãe do Daniel, aluno do 5D do EMEI Francisco Manuel da Silva. O conselho mirim tem feito parte da nossa vida, dos nossos dias e desde que foi criado amenizou muito o impacto negativo que a pandemia trouxe para nós, porque através da interação, das propostas, das reuniões, nós conseguimos nos sentir um pouco mais perto, mesmo estando longe, conseguimos sentir daqui o carinho que a escola (como um todo) tem com todas as famílias. Eu, particularmente, tive uma experiência de muito amor e acolhimento quando meu filho esteve doente. O conselho mirim nos aproximou, saber que temos a escola para contar (mesmo que não fisicamente), faz toda a diferença. Fiquei muito surpreendida (positivamente) com todo esse movimento que partiu da escola, o conselho mirim tem sido um super apoio,

nunca mais precisei sofrer na internet procurando atividades interessantes para o meu filho, dedicamos muito mais tempo agora fazendo do que procurando o que fazer.

As atividades propostas são bem pensadas, não exige nada que não esteja ao nosso alcance, as reuniões são de aquecer o coração e a disposição de toda a equipe em nos atender é mpecável. Eu sou muito feliz pela minha escolha em ter matriculado o Daniel nessa escola, porque o conselho mirim me mostrou que acertei. Sou muito grata.”

Uma das professoras da unidade escolar também falou sobre a experiência:

“O Conselho Mirim tem sido um importante canal de comunicação tanto para as famílias quanto para equipe pedagógica. Conseguimos ter a certeza da manutenção do vínculo criança- escola. Podemos ver as crianças, conversar com elas, mostrar que continuamos trabalhando por elas e trazer a escola até elas de uma maneira mais real. Percebo que através das atividades que realizamos remotamente, as crianças se reconhecem parte de um grupo. Além disso, podemos apresentar nossa proposta pedagógica aos adultos que acompanham as crianças e os orientamos nas intervenções necessárias para a realização das vivências. Temos a consciência de que esse não é o molde ideal para a realização de um trabalho efetivo para a Infância, porém dentro das possibilidades que temos atualmente, vem sendo a proposta mais assertiva que encontramos.” Priscila Luz, professora de educação infantil.

Para finalizar, gostaria de dividir essa fala de Mário Sérgio Cortella, em entrevista à BBC News Brasil em São Paulo:

”O que a pandemia nesse novo modo nos ensina é que esta atividade que hoje é feita em casa não é substitutiva àquilo que a escola no dia a dia oferece. A escola é uma experiência sociocultural insubstituível. Ela não é só um local de aprendizado, de conhecimentos e informações. Ela é de convivência, de aprendizado de valores, de cidadania, solidariedade. Portanto, hoje esse modo emergencial em que a escolarização está sendo feita é complementar, ela não é suplementar.”


Gostou do artigo: ““Experiência é o que nos passa, o que nos acontece ou o que nos toca!””?
Leia também:

Exploração Sensorial na Primeira Infância

COMO TRABALHAMOS

Raça e Etnia

Letramento racial por meio da arte: do entendimento histórico às práticas antirracistas no trabalho. Reconhecidas com o Selo Igualdade Racial, apoiamos empresas a sair do discurso para a estrutura.

COMO TRABALHAMOS

Empregabilidade de Jovens

Preparamos times e lideranças para receber e desenvolver jovens diversos — do acolhimento à mentoria. Tema conectado ao nosso compromisso com o Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes.

COMO TRABALHAMOS

Pessoa com Deficiência

Trabalhamos o capacitismo e a acessibilidade atitudinal com experiências de mudança de perspectiva. O grupo vivencia, conversa e aprende linguagem e práticas inclusivas para construir um ambiente onde todas as pessoas pertencem.

COMO TRABALHAMOS

Saúde Mental e Atualização NR-1

Riscos psicossociais explicados de forma clara e humana, à luz da nova NR-1. Rodas de diálogo, check-ins de bem-estar e práticas de cuidado que fortalecem uma cultura de saúde mental no trabalho.

COMO TRABALHAMOS

Voluntariado Empresarial

Capacitamos voluntários com nossa abordagem lúdica para atuar com crianças, jovens e comunidades. Uma experiência que transforma quem recebe — e, como contam nossos clientes, também quem doa.

COMO TRABALHAMOS

LGBTI+

Letramento sobre identidades de gênero e orientações com arte e diálogo, sem julgamentos. Construímos juntos ambientes seguros, de respeito e pertencimento — na prática, não só no discurso.

COMO TRABALHAMOS

Combate ao Assédio

Criamos um espaço seguro para uma conversa difícil: as diferenças entre assédio moral e sexual, os limites no dia a dia e os caminhos de escuta e denúncia. Prevenção com clareza, empatia e alinhamento às exigências da NR-1.

COMO TRABALHAMOS

ESG | Sustentabilidade

O S do ESG ganha vida com vivências sobre responsabilidade social e os 5Rs da sustentabilidade — com a nossa personagem Dona Terra. Conectamos práticas ambientais e sociais ao cotidiano de cada equipe.

COMO TRABALHAMOS

Equidade de Gênero

Dados, histórias e diálogo facilitado sobre equidade: liderança feminina, maternidade, divisão invisível do trabalho. Signatárias dos WEPs (ONU Mulheres), levamos o tema do conceito à mudança de comportamento.

COMO TRABALHAMOS

Vieses Inconscientes e Microagressões

Por meio de vivências artísticas e provocações lúdicas, tornamos visíveis os atalhos mentais que todos carregamos. Em diálogo facilitado, o grupo aprende a reconhecer microagressões no cotidiano de trabalho — e ganha ferramentas práticas para interrompê-las com respeito.

Se quiser saber mais sobre nossos projetos ou se tiver interesse em contribuir de alguma forma com conteúdo alinhado ao nosso propósito ou ideias, envie-nos uma mensagem que entraremos em contato com você o mais rápido possível!.