Março na educação

Março começou de forma frenética em Carlotas. Foram 36 encontros com a gestão, professores/professoras e funcionários/funcionárias que resultaram em relatos riquíssimos e apoiarão nossas trocas durante o ano.
A cada encontro, revisitamos nossos combinados, uma metodologia que mantemos em Carlotas. É através desse convite que fortalecemos o espaço de vivência se tornando um lugar seguro para nossas partilhas.

A escola é um organismo vivo. Percebemos o desafio que é ter a atenção da gestão, pois sempre temos um “toc-toc” na porta com uma nova demanda a ser resolvida ou avaliada. Apesar disso, é incrível observar a entrega e a conexão da maioria das gestoras pensando em possibilidades e recursos de acolhimento do corpo docente e funcionários de cada unidade escolar.

ATIVIDADE DAS 03 CAIXAS

O que não está funcionando e gostaria de deixar para trás?

O que está funcionando e gostaria de manter

O que não estão fazendo e gostariam de começar a fazer?

Essas 03 perguntas permearam uma das atividades que fizemos com a gestão. Olharmos para aquilo que não está fazendo mais sentido e deixar para trás, é um processo bem importante de mudança. Além disso, a equipe gestora trabalha com grupos bem distintos e, portanto, ações que funcionam para um podem não funcionar para outro.
Trazer as 03 caixas para a educação nos permite escutar de duas formas diferentes. Primeiro, eu me escuto e a partir daí consigo refletir e repensar sobre o meu agir como gestor ou gestora. Depois, escuto o outro ou a outra e percebo o quanto o nosso fazer está conectado.

WORLD CAFÉ

Nossos encontros não pararam por aí. Fizemos outra atividade com professores, professoras, funcionários e funcionárias chamada “World Café”. É um processo de conversação estruturado para compartilhamento de conhecimento no qual grupos de pessoas discutem um tópico em várias mesas pequenas, como as de um café. Nesse tipo de conversa há alguns combinados como:

Concentre-se no que importa;
Fale do coração;
Contribua com sua experiência;
Ouça para entender;
Conecte ideias;
Todos os pontos de vista importam

Muitas reflexões, ideias, insights surgiram dessa atividade como, a roda de conversa, afeto, o olhar atento, ser visto para além do ambiente de ensino e a valorização do melhor de cada um. Trazer provocações através de perguntas nos ajuda a pensar em novas possibilidades para me relacionar com o outro.
Terminamos março falando e experienciando o acolhimento com as professoras da Diretoria Regional de Ensino (DRE Butantã). Lá dialogamos sobre o papel das/os professoras/es na escola da 1ª infância no acolhimento de bebês e crianças e construção de vínculos.
O início do ano apenas começou. Sabemos que teremos alguns meses de trocas, desafios, risadas, aprendizados e muita conexão pela frente.

Que venha abril!

Se quiser saber mais sobre nossos projetos ou se tiver interesse em contribuir de alguma forma com conteúdo alinhado ao nosso propósito ou ideias, envie-nos uma mensagem que entraremos em contato com você o mais rápido possível!.