Qual a diferença entre os dois tipos ?
De que forma Carlotas pode apoiar essa pauta nas empresas?
O dia 11 de abril foi marcado por uma conversa com as mulheres de Carlotas, nossa parceira e especialista sobre o tema assédio nas empresas e muitas pessoas interessadas sobre o assunto.
Nas palavras de Nadja Brandão e de forma bem ampla, assédio é todo e qualquer ato que gera constrangimento para a obtenção de benefício próprio ou não. Pode também ser configurado como condutas abusivas que através de palavras, comportamentos, gestos, objetivam trazer danos à integridade física ou psíquica de uma pessoa.
Quais são os tipos de assédio?
Há dois tipos de assédio:
Sexual: caracterizado como uma abordagem intimista capaz de gerar constrangimento. Geralmente está ligado a um benefício sexual sem haver consumação.
Moral: são ações sistemáticas e repetitivas de constrangimento. Ele está diretamente relacionado ao COMO passo determinada mensagem. É tão intimidador que muitas vezes a pessoa recebe o constrangimento de forma passiva causando-lhe adoecimento.
A Lei 14.457 e seus impactos nas empresa
A lei 14.457, chamada de lei emprega mais mulheres, entra em vigor justamente com o objetivo de garantir que o ambiente corporativo seja mais sadio, acolhedor e inclusivo favorecendo a inserção e manutenção das mulheres no mercado de trabalho.
Para isso e de acordo com Nadja Brandão, as empresas com Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (Cipa) deverão adotar algumas medidas, além de outras que entenderem necessárias, com vistas à prevenção e ao combate ao assédio sexual e às demais formas de violência no âmbito do trabalho.
O ponto principal dessa conversa é a forma como as empresas levarão esse tema para a CIPA e como ela irá tratar.
E é aqui que conectamos nosso fazer em Carlotas. Entendemos que tratamentos humanizados são indispensáveis e devem ser tratados com a seriedade e relevância que esse tema requer.
Construir juntos e juntas relações mais saudáveis através da escuta das pessoas envolvidas, promover campanhas de conscientização e o fundamental, o diálogo respeitoso, é parte para a transformação das relações.
Temos desenvolvido uma série de ações e materiais ligados a essa pauta, em parceria com áreas estratégicas de Compliance e Jurídico das empresas para a estruturação de treinamentos focados para lideranças, RH, equipes de atendimento e escritório.
Frisamos sempre na importância de investir na prevenção e reforçar que essa deve ser uma pauta permanente nas organizações.
O convite é para revermos nossas certezas, sairmos do automático com algumas práticas que já não fazem mais sentido e não são mais toleráveis, considerarmos os diferentes modelos de mundo, tendo a empatia e o respeito como um exercício fundamental para nos conectarmos e considerarmos uns aos outros.
Quer saber mais sobre o tema Assédio nas empresas?
Confira nosso material completo desenvolvido durante a live. Clique aqui para acessar!