Neste mês de abril, aconteceu mais uma edição do Impact – Fortaleça a Sua Identidade Digital – seminário sobre Marketing Digital que Carlotas Deutschand promove exclusivamente para brasileiras que vivem na Alemanha e que querem desenvolver competências tecnológicas, entendendo melhor sobre o uso de plataformas e ferramentas digitais e podendo implementá-las em seus projetos pessoais e/ou negócios profissionais.
Em sua quinta edição, este curso vem reforçar o comprometimento de Carlotas – junto com outras organizações mundiais – em promover a participação plena, igualitária e a liderança de mulheres na concepção, transformação e integração de tecnologias digitais e inovação, atendendo aos direitos humanos e às necessidades de mulheres e meninas.
Segundo o Relatório Instantâneo de Gênero de 2022 da ONU Mulheres, a exclusão de mulheres do mundo digital eliminou US$ 1 trilhão do produto interno bruto de países de baixa e média renda na última década – uma perda que crescerá para US$ 1,5 trilhão até 2025, se não for combatida. A 67ª sessão da Comissão sobre o Status da Mulher (CSW67), realizada no último mês de março, também reconheceu o papel crítico da tecnologia e inovação na conquista da igualdade de gênero. Em sua fala final no evento, a Diretora Executiva da ONU Mulheres, Sima Bahous, disse:
As Conclusões acordadas deste ano no evento são revolucionárias e apresentam nossa visão de um mundo mais igualitário e conectado para mulheres e meninas em toda a sua diversidade
(fonte: www.unwomen.org).
Mas para que isso aconteça de forma efetiva é preciso que governos, setores privados e sociedade civil estejam alinhados e realizem ações práticas. É por essa razão que seminários como o Impact e podem contribuir e impactar diretamente mulheres migrantes que vivem na Alemanha, capacitando-as para o uso de novas ferramentas competitivas em um mercado de trabalho tão tecnológico como é o alemão.
O curso, que é co-financiado pelo próprio governo alemão, conta com carga horária de 24 horas, abordando uma parte teórica sobre o universo digital e trazendo uma componente prática, para que as mulheres possam sair do seminário com um plano de ação que contempla o uso das principais plataformas digitais, análise de dados, planejamento de conteúdo e avaliação de métricas de seus projetos. A respeito do curso, uma das participantes relatou ao fim:
O curso me ajudou a colocar em ordem muita coisa que eu já tinha bagunçada na cabeça, inclusive, apresentando ferramentas simples e práticas. Assim que acabou, me senti motivada e passei a me dedicar mais à minha identidade e presença no digital.
A inclusão de mulheres no universo digital é também um recorte dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – principalmente o ODS 5 que prevê alcançar a igualdade de gênero e empoderamento de todas as mulheres e meninas – objetivo com o qual Carlotas também está comprometida, promovendo ações que vão ao encontro da agenda de Metas Globais estabelecidas pela ONU. O futuro já está entre nós. Seguimos em frente!