Com a chegada do Mês da Empatia me inspirei a vir aqui contar a história de Carlotas, um pouco mais sobre o que nos trouxe até aqui!
A ideia de criar um mundo colorido de respeito e empatia nasceu de uma experiência muito especial que eu vivi em novembro de 2011.
Foi o dia que tiramos essa foto acima, o dia que eu conheci o Eric em sua escola em São Paulo.
Essa é uma história mais longa, que eu conto aqui neste vídeo, se você estiver curiosa. Começo a contar no 00:50:
A primeira ação de Carlotas, como a empresa que temos hoje, foi um financiamento coletivo que aconteceu no final de 2012.
O sucesso dessa campanha fez possível a nossa primeira ação nas escolas. Com o financiamento imprimimos cartões e cadernos de arte para os participantes das oficinas.
No início de 2013 fomos recebidas por escolas públicas, particulares, abrigos e tivemos a oportunidade de conversar com jovens, crianças e até rolou oficina com responsáveis.
Abaixo o vídeo que mostra algumas cenas desses primeiros encontros:
Desde então seguimos estudando, trocando experiências e vivências com profissionais da educação, psicologia, pedagogia, neurociência, entre outros.
Foram muitas as conversas e pessoas que cruzaram o nosso caminho e todas deixaram um pedaço de inspiração.
Entendemos rapidamente que nosso mundo colorido de respeito e empatia era possível, mas que demandaria uma trabalheira e tanto! Porque era hora de espalhar nosso mundo por aí.
Para isso fizemos nossa segunda campanha de financiamento coletivo. Foi em 2015 e a ideia era lançar um site para publicarmos referências importantes que descobrimos no caminho.
E novamente chegamos a meta esperada, dessa vez com a ajuda do pessoal do Partio, que arregaçou as mangas e nos ajudou a arrecadar quase 28 mil reais.
E assim lançamos nosso Jornal Carlotas, que hoje conta com centenas de artigos, e também estreamos o Bate-Papo Carlotas, uma conversa com especialistas e conhecedores de diferentes temas (foto no topo).
Em 2016, não só lançamos o novo portal, mas também realizamos nossa primeira oficina em empresas com a nossa abordagem.
Depois de 3 anos em escolas não estávamos esperando recepção tão positiva no ambiente corporativo. Pois é, aquilo que começou como uma surpresa se solidificou como uma grande oportunidade de expandir o nosso impacto.
Não só conseguimos levar nossa abordagem a mais pessoas, como dessa maneira financiamos o trabalho nas instituições públicas, uma vez que reinvestimos 10% de todo nosso faturamento neste projeto.
No ano seguinte, em 2017, abrimos oficialmente Carlotas como uma organização sem fins lucrativos na Alemanha e já no primeiro ano aconteceu lá o I Fórum para Mulheres Brasileiras na Alemanha.
Foi nesse ano também que lançamos nosso primeiro jogo, o Imagine-me Volume II e o primeiro livro, Clara cabelo Laranja, escrito pela minha sócia Fabiana Gutierrez e ilustrado por euzinha! <3
O ano de 2018 veio com obstáculos e conquistas igualmente relevantes. Fizemos parte de um grupo de 8 empresas globais que têm um impacto social. Juntas éramos os participantes do Investment Ready Program (IRP), um programa patrocinado pela Allianz que aconteceu em Munique, na Alemanha.
Junto com a Carla Scheidegger, fundadora de Carlotas Alemanha, passamos por uma rodada em fevereiro na Impact Hub Munich, retornamos a nossas casas e seguimos meses com mentores de diferentes empresas a estruturar melhor nosso pitch. Retornamos a Munique em junho com um pitch montado e maior clareza sobre o que estávamos construindo.
Os obstáculos que eu mencionei não são só os meses de exercício para estruturar a empresa e revisar todos os processos, mas também meu pavor(!) de falar em público. Mas até que me saí bem, assista abaixo a nossa apresentação de 5 minutos:
Foi também em 2018, a convite do IRP que lançamos junho como o Mês da Empatia. A ideia é criar ações que fomentem o diálogo sobre o tema.
Desde então seguimos com ações nas mídias e em oficinas presenciais.
2019 foi o ano em que nos certificamos como uma Empresa B no Brasil. Esse certificado indica que somos parte de um movimento global de negócios que geram impacto positivo para o mundo. Saiba mais aqui.
Além disso, esse foi o primeiro ano que o nosso programa ExploreCarlotas recebeu o Selo Municipal de Diversidade e Direitos Humanos da Cidade de São Paulo.
Desde então recebemos este selo em todos os próximos anos, já foram 4 Selos e agora em 2023 tentaremos novamente!
Em 2020, fomos surpreendidas pela pandemia do Covid-19. Muitas empresas tiveram que adaptar seus processos para um trabalho remoto, mas por aqui em Carlotas sempre operamos assim.
Por isso, nossa adaptação foi rápida e seguimos fortes com oficinas e encontros online. Foi um ano que sentimos muita falta do chão da escola e dos nossos acolhimentos presenciais, mas não deixamos de expandir.
Abrimos nos EUA uma empresa sem fins lucrativos, na Alemanha recebemos um reconhecimento da cidade de Munique, para projetos ligados à migração, e no Brasil lançamos nosso segundo livro Saudade Sabor Chocolate, escrito pela Fabiana Gutierrez e ilustrado pelo João Furia.
Foi em 2021 que alguns sonhos foram realizados! Assinamos o Pacto Global da ONU, um processo que começou no ano anterior. Todo ano enviamos um relatório das nossas ações e em que metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável elas se relacionam Veja nosso perfil por lá aqui.
Outra conquista desse ano foi que, em um twister carpado do destino, eu tive a oportunidade de criar o cartão de fim de ano da família da Gisele Bündchen. Nem acredito que ela conhece a minha arte e agora também conhece o nosso mundo de Carlotas!
No ano seguinte, em 2022, seguimos nas conquistas de Selos e reconhecimentos. Recebemos o Selo da Igualdade Racial que tem como missão reconhecer instituições privadas cujo quadro de profissionais contratados contemple, ao menos, 20% de pessoas negras, distribuídas em hierarquias e funções.
E também adotamos os Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU (WEPs), de forma a aumentar seu compromisso e desenvolver suas capacidades para eliminar a discriminação contra as mulheres. Saiba mais sobre o Weps aqui.
Além disso, Carlotas ganhou o Prêmio HUMANIZADAS Melhore para o Brasil. Clique aqui para saber mais.
E foi também em 2022 que lançamos nosso primeiro curso online, demoramos para fazê-lo porque precisou de muito capricho para criar algo como queríamos!
O tema “Empatia na Educação” foi escolhido para lançar nossa plataforma de EAD.
O curso é gratuito para educadores da rede pública e traz desde a teoria, práticas e aplicabilidade no contexto escolar. Mesmo para quem não é educador o curso é muito valoroso.
Pois é, nossa história é longa! E se você leu esse texto até o final merece um OBRIGADA por fazer parte de Carlotas!