Sky é um dos Personagens inspirados em pessoas reais. Mas mais que isso, ele foi escrito para criar o diálogo com milhares de crianças e educadores que leem o Jornal Joca pelo Brasil. Aqui está um pequeno conto e as matérias para as crianças e educadores conversarem sobre esse personagem incrível. Divirta-se!
Para Sky o céu é o limite!
Sky é mais uma personagem criada para promover o diálogo sobre Diversidade, Respeito e Empatia entre crianças e educadores leitores do Jornal Joca. Conheça essa menina que acredita que tudo é possível.
Pequenina com os olhos amendoados e ágil como uma raposa, assim é Sky. Corajosa, ela parece que nasceu para ficar em cima do skate. Desde muito pequena, lá vai Sky deslizando para lá e para cá. Tanto deslizou que se tornou a menina mais jovem a participar de uma competição profissional.
Pés no shape, cabeça nas nuvens. Sky sonha com muitas manobras e concursos pelo mundo. Ela é determinada e acredita que não existe barreira quando se ama o que faz.
TEXTO PARA ALUNOS
Pode? Pode!
“O skate é maior que ela.” Foi o que o jurado da Vans US Open Pro Series falou quando viu a pequena Sky Brown. Ela era pequena de altura porque tinha apenas 8 anos em 2016 quando entrou para competir com adultos num dos campeonatos de skate mais disputados, tornando-se a mais nova competidora da história.
Mesmo com essa conquista, ela quer mais. Seu maior sonho é competir na X Games – considerado as olimpíadas dos esportes radicais. Infelizmente, Sky ainda não pode por conta da idade. Mas você acha que ela se conforma?
“Eu quero inspirar garotas, mesmo com 3 ou 4 anos que elas também podem. Basta acreditar em si. Meu lema é: seja corajoso. Seja forte. Divirta-se. E faça isso porque você ama.”
Muitas vezes, nós mesmos nos limitamos diante de algo que gostaríamos de fazer. Seja um esporte, um hobby – tocar um instrumento, por exemplo – porque achamos que não é adequado. Quantas vezes ouvimos que determinado esporte é de menino ou de menina, por isso não podemos fazer? Ou que somos muito novos para realizar uma tarefa ou muito velho para determinada brincadeira?
Parece que a Sky não concorda e nos mostra que é possível. Em maio de 2020, ela sofreu um acidente enquanto fazia uma de suas manobras. Mesmo assim, não desistiu, foi perseverante e nas Olimpíadas de 2020 lá estava ela toda feliz competindo. Conquistou o bronze e nos provou mais uma vez que o impossível não existe.
Tido como o sétimo esporte mais praticado no Brasil, temos também bons candidatos a atletas olímpicos, Gabriel Fortunato, Rayssa Leal, Pâmela Rosa e Yuri Facchini. Para eles, a entrada do skate na Olimpíada pode trazer “mais respeito” à modalidade que pode ajudar muitos jovens a se desenvolverem profissionalmente.
E você, o que você gosta de fazer e faz muito bem? Compartilhe conosco pelo e-mail info@carlotas.org e conte como você vence essas barreiras.
TEXTO PARA EDUCADORES
Pode? Pode!
O que te limita? Pode ser esse o ponto de partida da proposta dessa conversa com os alunos. Ou, o que você adora fazer e foi muito difícil realizar? Ou ainda: O que você faz que, em geral causa algum comentário de estranheza? Tudo isso para retomar um tema que de alguma forma foi abordado na edição 80 – Nem de Menino, Nem de Menina: a quebra de padrões.
Sky Brown tinha apenas 8 anos quando participou da Van US Open Pro Series em 2016, tornando-se a mais nova competidora da história. O que a torna tão determinada? Além da paixão pelo esporte, sem dúvida o suporte e incentivo das pessoas à sua volta. Como familiares e educadores, temos a obrigação de incentivar a criatividade e a experimentação. Às vezes, sem querer, podamos uma ideia ou uma iniciativa com comentários aparentemente bobos mas que derrubam a autoestima da criança. Seja o famoso “isso não é de menino(a)” até um “é muito difícil para você.”
Sky, mesmo com a conquista de participar de um campeonato importante de adultos, sonha com a X Games, considerada a olimpíada dos esportes radicais. Infelizmente, ela ainda não pode por conta da idade mas não desiste: “Eu quero inspirar garotas, mesmo com 3 ou 4 anos que elas também podem. Basta acreditar em si.”
“Meu lema é: Seja Corajoso. Seja forte. Divirta-se. E faça isso porque você ama.”
Estimule os alunos a pensarem nas coisas que gostam de fazer, qualquer atividade – cantar, dançar, escrever, surfar, jogar bola… Algum desafio a ser superado ou que já superaram? Esses relatos podem servir de exemplo para inspirar os demais e podem ser usados de forma horizontal para diversos temas – hábitos e costumes, padrões e comportamento e produção de texto.
Outro tema a ser explorado com os alunos é o esporte em si. O quanto conhecem e quem pratica. O skate será uma das novas modalidade adotadas nas Olimpíadas de 2020. No Brasil, é o sétimo esporte mais praticado pelos jovens. Por ser um esporte de rua, tem um significado muito grande em termos de grupo e comunidade e sua a entrada nas Olimpíadas pode trazer “mais respeito” à modalidade e ajudar muitos jovens a se desenvolverem profissionalmente.
Nos conte como você trabalhou a desconstrução de padrão com a sua turma pelo e-mail info@carlotas.org.