Qual é o papel das redes sociais nos processos seletivos e como promover oportunidades de contratação para pessoas que sofrem preconceito no mercado de trabalho?
Este foi o foco do treinamento LinkedIn Social Impact Coach do qual Carlotas Alemanha participou e recebeu certificação. Mas o que isso significa?
Que o LinkedIn reconheceu que existem milhares de pessoas usuárias da plataforma que enfrentam barreiras no mercado de trabalho e vem criando medidas para:
- Melhorar a visibilidade do perfil e o networking,
- Dar destaque às competências,
- Aumentar as chances de contratação.
Neste cenário, convidou organizações como Carlotas Alemanha – que já promovem a inclusão no mercado de trabalho – para fazerem parte de um movimento de impacto social e realizarem uma formação que permitiu olhar para o funcionamento da plataforma por dois ângulos: o de desenvolvimento e de recrutamento. A troca com pessoas engajadas na mesma causa foi de grande valor, bem como os encontros regulares que permitiram sinalizar ao LinkedIn o que ainda pode ser melhorado, a partir do olhar dos utilizadores.
“Você precisa de habilidades e de uma rede para conseguir um emprego hoje. Essa é a simples verdade. O LinkedIn está empenhado em fechar a lacuna da rede. A vantagem que algumas pessoas têm sobre outras é resultado de suas conexões.
(…) A missão da Equipe de Impacto Social é conectar profissionais que enfrentam barreiras com os recursos e redes de que precisam para construir carreiras…” Meg Garlinghouse – Diretora de Social Impact do LinkedIn.
Na prática e no contexto de Carlotas na Alemanha – que tem em sua principal frente de atuação o trabalho com mulheres migrantes – esta certificação é mais uma ferramenta para orientar e capacitar essas mulheres para integrarem o mercado de trabalho e, consequentemente, gerarem renda e terem o mínimo de autonomia financeira, contribuindo com sua melhor adaptação na sociedade alemã.
A certificação LinkedIn Social Impact Coach é um recurso importante, visto que, infelizmente, temos informações e dados que comprovam os desafios e os preconceitos que estas mulheres sofrem quando tentam fazer parte do universo corporativo e são barradas pelo fato de terem adquirido boa parte de sua formação e experiência em outro país.
Os ensinamentos obtidos no treinamento, unidos à experiência dos últimos anos de trabalho junto às mulheres migrantes foram implementados aos conteúdos passados nas mentorias, consultorias e cursos promovidos para as mulheres, mas foi neste mês de julho que aconteceu o primeiro evento exclusivo sobre o tema.
LinkedIn para Mulheres Migrantes: um webinário de Carlotas com carga horária de 5 horas sobre como otimizar o perfil nesta rede profissional e ter mais visibilidade e conexões locais, aumentando assim as chances de conquistar uma vaga de emprego na Alemanha. Esta primeira edição contou com a participação de dez brasileiras que vivem no país e estão em busca de desenvolvimento profissional.
“Foi ótimo, aprendi muita coisa que nem sabia que existia no LinkedIn. Super recomendo. Obrigada, Carla e Carlotas.” Participante da 1ª edição do LinkedIn para Mulheres Migrantes.
O webinário fez parte da programação da Summer School, que ao longo dos meses de julho e agosto traz cursos exclusivos para mulheres migrantes contemplando temas como: trabalho autônomo, marketing digital e um novo seminário sobre Branding e construção de marcas.
Se a missão do LinkedIn é conectar profissionais com oportunidades, o propósito de Carlotas na Alemanha é levar a mulher migrante ao centro da sociedade, por meio da informação, capacitação e geração de renda. E assim, o objetivo final das duas empresas se encontram: gerar impacto social real, transformando vidas e carreiras.