Um mês agitado em Responsabilidade Social

Agosto foi o 3º mês de aulas do projeto Conectaê realizado em parceria com a Locaweb Company. Os jovens seguem aprendendo sobre tecnologia na plataforma da Mais 1 Code, parceira nesse projeto, e já percorreram alguns temas como “Versionamento de Códigos, Desenvolvimento Web Básico e estão iniciando as aulas de Introdução à linguagem NODE. JS”.

Além disso, os jovens realizam duas sessões de mentoria por mês com voluntários da Locaweb Company que os auxiliam em temas relacionados ao curso e também trocam experiências de vida com cada um deles. O papel dos mentores é fundamental no Conectaê, pois eles tornam-se parceiros na jornada de aprendizagem e atuam como referências de mercado e rede de apoio para os jovens.

No programa Sementes do Brasil Aprendizagem tivemos a abertura oficial presencial, em que os jovens tiveram a oportunidade de conhecer uns aos outros, conhecer seus mentores e também a estrutura do escritório da Tokio Marine. O encontro contou com a participação de dois jovens que fizeram o Sementes em edições anteriores e que hoje trabalham na Tokio Marine, trazendo suas perspectivas e experiências sobre o curso e sobre como é trabalhar na empresa, tornando mais real esta possibilidade para os jovens da edição atual. 

Neste mês eles tiveram aulas sobre “Perspectiva de Vida, Organização e Autoconhecimento“, também tiveram aulas sobre Pacote Office com o Senac, parceiro nesta 3ª edição e  iniciaram as mentorias semanais. Os jovens têm se mostrado engajados com o curso e estão bastante interessados sobre os temas das aulas. E isso é importantíssimo para o sucesso da ação!

Ainda essa semana, Carlotas está começando a articulação de parcerias com empresas que possam contratar os jovens como aprendizes tendo o Sementes do Brasil Aprendizagem como um importante direcionador de perfis preparados para atuação no mercado de trabalho.

Nas ações de desenvolvimento local, a Veolia iniciou o Programa Ao Redor no CDR Pedreira, em parceria com duas ONGs do território – Clube das Mães e Chico Mendes – será uma jornada formativa de educação ambiental com cerca de 25 crianças de 10 a 13 anos. Ainda no território, o projeto com as Unidades Básicas de Saúde segue a todo vapor.

O primeiro encontro foi importante para estabelecermos as conexões. Foram compartilhados os principais desafios do território, quais os pontos de sinergia entre educação ambiental e saúde. Em Araçariguama as obras de instalação do Ultragotas (biodigestor) nas casas vizinhas ao Aterro. 

A Multilixo segue com parcerias estratégicas nos municípios de Jambeiro e Americana junto ao poder público e comunidades do entorno dos Aterros. Estão sendo estruturadas ações e projetos alinhados às diretrizes municipais de meio ambiente, bem como aos principais desafios dos equipamentos públicos, sobretudo as escolas. 

Por fim, tivemos avanços importantes no Programa Ascender da Elecnor do Brasil. Fizemos a formação dos incentivadores, tivemos conversas importantes com a Banca Avaliadora e fizemos o lançamento oficial do programa para toda a empresa. As inscrições estão abertas para que os funcionários possam inscrever propostas de projetos que serão implementados em Muratubinha, no estado do Pará no 1º semestre de 2024 e logo mais contarão com mentorias de Carlotas para lapidação das propostas antes da submissão para a Banca.

Se quiser saber mais sobre nossos projetos ou se tiver interesse em contribuir de alguma forma com conteúdo alinhado ao nosso propósito ou ideias, envie-nos uma mensagem que entraremos em contato com você o mais rápido possível!.