Temáticas e depoimentos do Programa ExploreCarlotas 2023

Nunca é fácil encerrar ciclos, mas este fechamento vem com um sabor de missão cumprida. É com muito orgulho e com muito trabalho que fechamos mais um ano no Programa ExploreCarlotas! Este ano, o Programa completa 8 anos de existência de uma longa jornada de estudo, entrega e muito aprendizado. Ao longo dessa caminhada já nos reinventamos muitas vezes, mas o que não muda é a nossa missão de fortalecer as relações.

É com muito orgulho que apresentamos a vocês o nosso relatório de fechamento deste ano. Acesse o material completo aqui.

Foi um ano intenso para a educação. Há muito tempo trabalhamos com as relações no ambiente escolar e sabemos a complexidade que respira nas entranhas de cada instituição. É uma realidade composta por inúmeras camadas e todas se entrelaçam diariamente, resultando em experiências inéditas todos os dias. Em contextos em que as relações não estão saudáveis, conseguimos perceber os conflitos virando confrontos e as oportunidades de aprendizados sendo perdidas em meio a tantos desconfortos emocionais. Enquanto isso, em alguns espaços, o clima harmônico resiste e conseguimos perceber o desabrochar das pessoas envolvidas. Em uma mesma instituição, essas duas vivências co-existem, e o nosso trabalho é unir e compartilhar ferramentas que fortaleçam cada vez mais as pessoas e a conexão entre elas. 

A violência atravessou muitas escolas este ano e sentimos o medo presente. Somos muito gratas a todas as unidades escolares que permitiram que a nossa equipe pudesse caminhar junto a elas em um terreno por vezes tão sombrio. Foi no coletivo que encontramos caminhos mais saudáveis e seguros para seguir em frente. 

Compartilhamos agora um pouco mais sobre essa jornada anual que sempre nos surpreende. Abrimos o ano apresentando o formato do Programa para as escolas parceiras a fim de compartilhar nossos objetivos e possibilidades de parcerias para 2023. Como nossos principais objetivos, destacamos:

  • Desenvolver educação socioemocional
  • Diminuir os índices de violência 
  • Melhorar a qualidade das relações
  • Propor encontros e conteúdos
  • Criar e compartilhar ferramentas que  facilitem o desenvolvimento de ambientes seguros
  • Incentivar o protagonismo e o empoderamento dos participantes 
  • Abrir espaços de reflexão

 

A partir deste primeiro encontro coletivo com as gestões das escolas, fechamos o cronograma aprovado por 24 escolas. O cronograma dos encontros formativos em cada  unidade escolar consistiu em:

  • 2 encontros com a gestão
  • 4 encontros com professores
  • 2 encontros com funcionários/apoio
  • 1 encontro com as famílias
  • Encontros diversos com estudantes

 

Sabemos que qualidade é muito mais importante do que quantidade quando falamos de encontros entre pessoas, mas não podemos deixar de compartilhar com vocês que os números alcançados em 2023 estão nos enchendo de orgulho. Foram:

  • 1262 educadores impactados(as) diretamente
  • 646 estudantes/jovens impactados(as) diretamente
  • 311 encontros formativos presenciais realizados (destes, foram 47 encontros com a gestão, 196 encontros com educadores, 27 encontros com famílias, 23 encontros com estudantes e 18 encontros com jovens em instituições).

 

Foram muitos diálogos, muitos jogos, muita troca e muito aprendizado. As temáticas dos encontros foram pensadas e desenhadas com muito cuidado a partir de uma escuta atenta aos(às) educadores(as) logo nos primeiros encontros do ano. No relatório vocês encontrarão todos os temas abordados.

Além disso tudo, neste ano lançamos diversos materiais disponíveis gratuitamente ao nosso público: 

Guia Raça e Etnia para escolas (Acesse aqui)

Guia Pessoas com Deficiência para escolas (Acesse aqui)

Guia Equidade de Gênero para escolas (Acesse aqui)

Guia LGBTQIA+ para escolas (Acesse aqui)

Guia Fortalecimento da Escuta da Infância (violências) (Acesse aqui)

 

Lançamos também o minicurso “A escuta da infância em tempos de violência” (Acesse aqui) e três novos jogos: sobre violências (versão professores) (Acesse aqui), Sobre Violências (versão estudantes) e Sobre Racismo.

Uma novidade bastante marcante para o Programa foi que neste ano fizemos uma pesquisa um pouco mais aprofundada a respeito da percepção de transformação pelo olhar dos participantes. Nosso grande interesse é saber se as estratégias e recursos utilizados estão de fato atingindo o objetivo. E o resultado foi extremamente positivo! Você encontra essas informações no relatório.

E para fechar este ano como chave de outro, conquistamos pelo 5º ano consecutivo, o Selo Municipal dos Direitos Humanos e Diversidade de São Paulo. Não podemos deixar de agradecer a todos os clientes e escolas parceiras que acreditam e confiam em nosso trabalho. A transformação é coletiva! Obrigada e até 2024.

Se quiser saber mais sobre nossos projetos ou se tiver interesse em contribuir de alguma forma com conteúdo alinhado ao nosso propósito ou ideias, envie-nos uma mensagem que entraremos em contato com você o mais rápido possível!.