Dezembro em ações com foco em ESG

2023 foi um ano muito especial para Carlotas nas frentes de ESG e Responsabilidade Social, mas vamos aqui focar em dezembro!

Em dezembro tivemos o encerramento de dois importantes projetos de empregabilidade para os jovens do Sistema de Acolhimento de São Paulo, o Sementes do Brasil realizado pela Tokio Marine e o Conectaê (foto), realizado pela Locaweb Company.

Dia 04 de dezembro foi o momento de celebrar a jornada e a conquista de todos os jovens que participaram do Sementes do Brasil, com a entrega dos certificados. Uma data especial e muito emocionante para todas as pessoas envolvidas, jovens, professores, mentores e equipes de gestão do Sementes do Brasil e Ministério Público de São Paulo.

Foi importante escutar o depoimento dos jovens sobre a experiência de participar do programa, ouvir os mentores que ao longo de 4 meses criaram conexões, autoconhecimento, trabalharam questões profissionais, organização pessoal, fortalecimento da rede de apoio de cada participante e por fim, ouvir os professores que prepararam todos os conteúdos das aulas para desenvolver competências fundamentais para a entrada dos jovens no mercado de trabalho. Importante destacar também a parceria com o SENAC no processo formativo deste ano e sempre, do Ministério Público de São Paulo,  profissionais dos Saicas e Repúblicas Jovens. 

Agora está aberto o processo de inscrição dos jovens para vagas de Jovem Aprendiz na Tokio Marine, e não podemos deixar de comemorar que antes mesmo do término do curso, 2 jovens foram empregados.

Já no Conectaê, o encerramento aconteceu no dia 13 de dezembro e também foi um dia super divertido para todos em que relembramos o percurso de 6 meses juntos. Foi possível perceber o salto de desenvolvimento de cada jovem em diferentes competências, como uma  postura mais confiante, o avanço na organização dos pensamentos e da fala, o pensamento crítico, a comunicação mais articulada, tudo isso além das competências técnicas que eles adquiriram em programação e tecnologia.

Foi um encontro emocionante, potente, regado a hambúrguer com batata frita e que contou com a participação dos técnicos representantes do Serviços de Acolhimento, Ministério Público de São Paulo, mentores e mentoras dos jovens, da equipe da Mais 1 Code responsável pela plataforma do curso e pelo acompanhamento psicossocial dos jovens nessa reta final, além do time de Carlotas e a equipe gestora da Locaweb Company

É muito importante destacar que dois jovens do Conectaê já começaram a trabalhar na Locaweb Company, um na área jurídica e outro na área de facilities e há outras duas vagas abertas com jovens passando pelo processo seletivo nesse momento. Podemos comemorar também que outros 2 jovens começaram a trabalhar em outras empresas enquanto finalizavam o curso.

Em 2023 a turma do Conectaê soma 6 jovens contratados até o momento e as expectativas de contratações para o próximo ano, segue positivas.

Nesta última semana de trabalho, foram apresentados para os nossos clientes os relatórios dos projetos desenvolvidos ao longo deste ano. Tivemos resultados bastante expressivos com mais de 500 pessoas impactadas pelo programa de Sustentabilidade e Cidadania do Bradesco Seguros, em que trabalhamos temas como Água, Energia, Resíduos e Preservação de áreas verdes e animais no Clube Bradesco localizado no Rio de Janeiro e também a apresentação do relatório para a Elecnor do Brasil, em que mais de 200 pessoas da organização foram sensibilizadas pelo Programa Ascender, foram 7 equipes com propostas inscritas via edital,  2 projetos selecionados para implantação na comunidade de Muratubinha em 2024 com mais 260 pessoas da comunidade que serão beneficiadas pelas iniciativas propostas.

E ainda em Desenvolvimento Local

A finalização do ano é um momento de balanço dos territórios e planejamento integrado, ou seja, uma retrospectiva com levantamento de potências geradas, trabalhos realizados e planos para 2024! Carlotas sentou à mesa com sociedade civil organizada, Prefeituras e respectivas secretarias municipais, lideranças e participantes dos programas para estruturar ações significativas para o próximo ano. Foram realizadas visitas monitoradas nos Aterros Sanitários, projetos de educação ambiental para crianças e jovens, formação de agentes da saúde da família, parcerias com a guarda municipal, conselhos ambientais, instalação de biodigestores, ações de plantios, teve semana do meio ambiente envolvendo diferentes setores e atores das regiões, enfim, um ano de muito trabalho e muita construção coletiva para o desenvolvimento permanente das regiões.

 O que 2024 pode esperar? 

Mais desenvolvimento socioambiental, mais parcerias estratégicas, planejamento integrado, autonomia comunitária, apoios diversos e conexões de pautas como meio ambiente, saúde, educação e assistência social. 

Fiquem ligadas e ligados, ano que vem tem mais!!

 

Se quiser saber mais sobre nossos projetos ou se tiver interesse em contribuir de alguma forma com conteúdo alinhado ao nosso propósito ou ideias, envie-nos uma mensagem que entraremos em contato com você o mais rápido possível!.