Sempre me considerei uma pessoa estratégica e criativa, mas a organização das ideias é um desafio para mim, especialmente por lidar com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Se você, assim como eu, é neurodivergente, sabe exatamente do que estou falando.
Na busca por superar essas barreiras, explorei diversas estratégias, desde terapias e medicamentos até técnicas como o Pomodoro, que se tornaram aliadas fundamentais na minha jornada. Mas com a chegada da inteligência artificial (IA), percebi que poderia dar um salto ainda maior.
Acredito firmemente que, desde que usadas com responsabilidade e ética, essas ferramentas estão aqui para facilitar a nossa vida. Desde que comecei a utilizá-las, minha produtividade e meu amadurecimento profissional decolaram.
Por isso, vou indicar três que me ajudaram a potencializar minhas entregas, espero que possa ajudar você também!
Para acessar as Ferramentas de IA, clique nos títulos:
- Funcionalidades: Criação de listas de tarefas detalhadas com acompanhamento do progresso individual e do projeto como um todo, além da estimativa do tempo necessário para cada tarefa.
- Benefícios: Aprimoramento da organização e do gerenciamento do tempo, prevenindo atrasos e otimizando a produtividade.
- Versão Gratuita: Repleta de recursos, geralmente atende às necessidades. Se você quiser entender melhor como a ferramenta funciona, confira este tutorial aqui.
- Funcionalidades: Gravação de reuniões, transcrição do áudio e criação de anotações, facilitando a revisão posterior e otimizando o tempo dedicado às reuniões.
- Integração: Compatibilidade com plataformas de videoconferências mais utilizadas como Zoom, Meet e Teams.
- Versão Gratuita: Completa em recursos, geralmente atende às necessidades de toda a equipe.
- Funcionalidades: Conversão de livros de PDF em audiobooks com voz natural e agradável, permitindo a “leitura” em diferentes momentos e locais.
- Benefícios: Aumento da flexibilidade e do acesso à informação, possibilitando a “leitura” em momentos e locais diversos.
- Versão gratuita: Limitada em relação aos recursos, mas vale a pena explorar para entender o potencial da ferramenta.
Espero sinceramente que essas dicas sejam úteis. Superar desafios, especialmente para quem convive com TDAH, requer persistência e um plano de ação individualizado. As ferramentas de IA podem ser instrumentos valiosos nesse processo, auxiliando na organização, produtividade e na conquista de objetivos profissionais.
Lembre-se sempre: nada substitui o autoconhecimento.
A jornada é única para cada um de nós e essas ferramentas estão aqui para torná-la um pouco mais fácil e, quem sabe, até um pouco mais divertida.
Gostou desse texto TDAH E Organização: Como a IA Pode Facilitar sua Rotina?
Leia também: Ferramentas para autonomia da pessoa surda – Carlotas