Março é sempre um mês importante para Carlotas na Alemanha porque marca, internacionalmente, os dias de dois temas que temos trabalhado com profundidade por lá: as mulheres e o racismo.
Para o Dia Internacional das Mulheres, além de:
– iniciar um programa novo para orientar mulheres migrantes que querem empreender e atuar como profissional autônoma na Alemanha (Projeto Bússola),
– realizar mais uma edição do curso sobre mercado de trabalho alemão para brasileiras (Ich Bin Dabei)
– finalizar o MoviMente – projeto que mistura dança, reflexão e partilha, também para mulheres migrantes
Também lançamos nas redes o movimento #pespracima, convidando mulheres para refletir sobre limites, prioridades e vulnerabilidades. Muitas aceitaram o desafio e colocaram seus pés pra cima como forma de reconhecimento, valorização e recompensa do trabalho (invisível) que realizam todos os dias. Você pode conferir todas as fotos participantes do movimento no perfil de @carlotas_mulheres no Instagram.
Para o Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial, Carlotas Alemanha trouxe o assunto para a pauta, contando o que cada uma do time faz para combater o racismo no seu dia a dia e com uma conversa especial na Live sobre Educação Antirracista com duas educadoras, uma que atua no Brasil, outra na Alemanha, trazendo as caracteristicas e as perscpectivas nos dois países. Você pode assistir a live salva no perfil @carlotas_mulheres.
Por fim, março termina com a chegada da primavera por aqueles lados e a alegria de ter dias mais longos, coloridos e vibrantes para o time de Carlotas Alemanha trabalhar em novos projetos para os próximos meses!
*Imagem da capa: Herr Bohn via Unsplash.