Matéria para ler com Crianças, publicada no Jornal Joca:
Quer maior falta de respeito e empatia que a corrupção? Todos os dias, tem saído na TV, na internet, jornais e rádio noticias sobre a corrupção no Brasil. Mais recentemente, a atenção esta toda colocada na “Operação Lava Jato”, uma enorme investigação da polícia sobre potenciais pagamentos de empresas feitas a políticos, ou suas campanhas, de forma ilegal e em troca de alguma vantagem.
Independente do resultado dessa investigação, a grande oportunidade de reflexão é sobre o que é corrupção e seus impactos no dia a dia. A definição de corrupção, com poucas variações dependendo da fonte é: efeito ou ato de corromper alguém ou algo, com a finalidade de obter vantagens em relação aos outros por meios considerados ilegais ou ilícitos. A corrupção está, basicamente, em tirar vantagem de alguma situação.
Fica claro que não existe uma situação de corrupção sem que um terceiro se prejudique. Logo, se pensamos com respeito e empatia – se colocar no lugar do outro – dificilmente faríamos algo onde alguém saia prejudicado. Mas, na prática, o que podemos fazer? O respeito é ser honesto consigo e com os outros e começa nas pequenas coisas, desde respeitar a fila na escola (ou qualquer fila), passando por devolver algo que nos foi emprestado até não enganar os outros. Atitudes simples podem ajudar a construir relações melhores e mais honestas.
Converse com seus familiares e pensem juntos como podem ajudar a ter mais empatia e respeito. Quando pensamos juntos, sempre surgem melhores ideias, não é verdade ? Se quiser, compartilhe com a gente as ideias que vocês tiveram para ajudar a construir melhores relações: carlotas@carlotas.com.br