Junho e a relação de cuidado na educação

A imagem mostra várias mãos de diferentes pessoas unidas em um círculo sobre uma toalha de mesa com estampa de flores coloridas, principalmente em tons de verde, vermelho e amarelo. No centro do círculo de mãos, há uma folha de papel com a seguinte frase escrita à mão em vermelho: "Tudo que nóis tem é Nóis." A frase é atribuída ao artista "EMICIDA", com o nome dele escrito e sublinhado na parte inferior direita da folha. A imagem transmite uma mensagem de união, apoio mútuo e solidariedade.

Seguimos com mais um mês carregado de afeto e muitas descobertas na educação. Dessa vez, tivemos a oportunidade de dialogar sobre as relações de cuidado com as escolas parceiras. Esse foi o tema do nosso segundo encontro do ano com professores(as) e funcionários(as). Partimos do macro, ou seja, tudo o que existe e vive precisa ser cuidado para continuar a existir e a viver: uma planta, um animal, uma criança, um idoso, o planeta Terra. O cuidado é uma prática essencial que permeia todas as esferas da vida, pois tudo o que existe e vive requer cuidado para continuar prosperando. Seja cuidando de nós mesmos, dos outros ou do ambiente.

Cuidar vai além de um simples ato; é uma atitude, uma ação que nos leva ao ato de manutenção, preservação e responsabilidade. O cuidado que nos foi ofertado e está registrado dentro de nós se reflete diretamente no cuidado que oferecemos aos outros. 

E na educação?

A ética do cuidado nas relações escolares é um componente essencial do compromisso ético de educar. Educar e cuidar são indissociáveis, pois faz parte do papel enquanto escola. O cuidado que oferecemos às crianças, adolescentes e demais pessoas é moldado pelas dinâmicas que nos cercam e pela nossa própria condição pessoal. Além disso, acreditar no potencial do(a) outro(a) é a base da ética do cuidado, mobilizando nossas emoções, conhecimentos e afetos para investir no bem-estar e desenvolvimento dos(as) envolvidos(as).

Também temos novidades em nosso site. Como profissionais da educação, percebemos e dialogamos em nossos encontros a respeito dos inúmeros desafios enfrentados diariamente nas escolas. Pensando nisso, criamos a Trilha de Aprendizagem “Diálogo sobre Violências”.

A trilha é autodirigida e abrange questões que estão diretamente relacionadas à violência escolar e merecem urgentemente nossa atenção. 

Falar e aprofundar sobre as violências é bastante desafiador, visto que enfrentamos altos índices de violência escolar (entre estudantes e professores(as), entre os próprios estudantes, entre as famílias e a escola). Além disso, existem impactos negativos da violência no desenvolvimento social e acadêmico dos estudantes, um crescente adoecimento emocional de todos os envolvidos e inúmeros desafios para a implementação de uma educação em direitos humanos.

Por isso, o nosso objetivo é que vocês possam refletir sobre o conceito de violência, como também compreender suas diferentes manifestações e impactos, uma vez que, ao entendermos melhor as raízes, ciclos e impactos das violências, podemos mobilizar ações para criar ambientes mais seguros e acolhedores tanto na escola quanto em outros contextos.

A trilha está disponível para inscrição gratuita aqui. 

Vamos juntos(as) caminhar rumo à transformação e agir como agentes de mudança no contexto escolar!

No dia 20 de junho, tivemos também a honra e a alegria de participar do II Seminário de Proteção Escolar – Promovendo um ambiente educativo saudável – organizado pela Diretoria Regional de Ensino de Santo Amaro (SP). A Gabriela Treteski representou o Instituto Carlotas em uma mesa redonda sobre caminhos preventivos à violência escolar. Foi um diálogo de muita troca e aprendizado, em que gestores(as) e educadores(as) compartilharam vivências cotidianas da vida escolar à luz da segurança e da prevenção à violência. 

Em nosso posicionamento, Gabriela destacou o fato de que a segurança é um elemento básico e fundamental para que as aprendizagens e a convivência ocorram. 

“Não há desenvolvimento efetivo sem segurança.” 

Além disso, dialogamos sobre a comunicação não-violenta como um recurso de construção e fortalecimento da Cultura de Paz nas escolas. Foi um prazer fazer parte de um diálogo tão urgente e importante.

Para finalizar esse mês, não podemos deixar de citar nosso Concurso Cultural para celebrar o mês da Empatia. Mais uma vez convidamos você a completar a frase: “Empatia é…”

Vamos escolher três respostas que receberão um kit de quatro cadernos e um calendário de parede de Carlotas. 

Nosso objetivo é expandir o diálogo e entendimento sobre o tema e com isso nutrir relações mais saudáveis.

Segue o link para saber mais

Até Julho com mais novidades!


Gostou do artigo: “Junho e a relação de cuidado na educação”?
Leia também:

A empatia como transformador social nos ambientes escolares

COMO TRABALHAMOS

Raça e Etnia

Letramento racial por meio da arte: do entendimento histórico às práticas antirracistas no trabalho. Reconhecidas com o Selo Igualdade Racial, apoiamos empresas a sair do discurso para a estrutura.

COMO TRABALHAMOS

Empregabilidade de Jovens

Preparamos times e lideranças para receber e desenvolver jovens diversos — do acolhimento à mentoria. Tema conectado ao nosso compromisso com o Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes.

COMO TRABALHAMOS

Pessoa com Deficiência

Trabalhamos o capacitismo e a acessibilidade atitudinal com experiências de mudança de perspectiva. O grupo vivencia, conversa e aprende linguagem e práticas inclusivas para construir um ambiente onde todas as pessoas pertencem.

COMO TRABALHAMOS

Saúde Mental e Atualização NR-1

Riscos psicossociais explicados de forma clara e humana, à luz da nova NR-1. Rodas de diálogo, check-ins de bem-estar e práticas de cuidado que fortalecem uma cultura de saúde mental no trabalho.

COMO TRABALHAMOS

Voluntariado Empresarial

Capacitamos voluntários com nossa abordagem lúdica para atuar com crianças, jovens e comunidades. Uma experiência que transforma quem recebe — e, como contam nossos clientes, também quem doa.

COMO TRABALHAMOS

LGBTI+

Letramento sobre identidades de gênero e orientações com arte e diálogo, sem julgamentos. Construímos juntos ambientes seguros, de respeito e pertencimento — na prática, não só no discurso.

COMO TRABALHAMOS

Combate ao Assédio

Criamos um espaço seguro para uma conversa difícil: as diferenças entre assédio moral e sexual, os limites no dia a dia e os caminhos de escuta e denúncia. Prevenção com clareza, empatia e alinhamento às exigências da NR-1.

COMO TRABALHAMOS

ESG | Sustentabilidade

O S do ESG ganha vida com vivências sobre responsabilidade social e os 5Rs da sustentabilidade — com a nossa personagem Dona Terra. Conectamos práticas ambientais e sociais ao cotidiano de cada equipe.

COMO TRABALHAMOS

Equidade de Gênero

Dados, histórias e diálogo facilitado sobre equidade: liderança feminina, maternidade, divisão invisível do trabalho. Signatárias dos WEPs (ONU Mulheres), levamos o tema do conceito à mudança de comportamento.

COMO TRABALHAMOS

Vieses Inconscientes e Microagressões

Por meio de vivências artísticas e provocações lúdicas, tornamos visíveis os atalhos mentais que todos carregamos. Em diálogo facilitado, o grupo aprende a reconhecer microagressões no cotidiano de trabalho — e ganha ferramentas práticas para interrompê-las com respeito.

Se quiser saber mais sobre nossos projetos ou se tiver interesse em contribuir de alguma forma com conteúdo alinhado ao nosso propósito ou ideias, envie-nos uma mensagem que entraremos em contato com você o mais rápido possível!.