Somos seres únicos em um universo diverso, nossa identidade está diretamente ligada a todos os fatores, interações e condições em que vivemos desde o nascimento.
Os Vieses Inconscientes são o produto da soma das nossas experiências, conceitos, valores e verdades universais e individuais que formatam nossos processamentos internos, influenciando escolhas e decisões marcadas pela falta de uma análise consciente. Assista abaixo o vídeo com alguns conceitos chaves para entendermos o que são vieses inconscientes.
“Muitas decisões e escolhas no nosso cotidiano são feitas de maneira heurística – ou seja, pelo uso de regras simples e automáticas – e são, com frequência, inconscientes. Na maioria das vezes, essa maneira de funcionar é eficiente para a solução dos problemas ordinários, mas pode também resultar em soluções inadequadas, ou que contrariam um procedimento racional.” – Daniel Kahneman; Rápido e Devagar.
Assista abaixo o vídeo com alguns conceitos chaves para entendermos o que são vieses inconscientes.
A abordagem de Carlotas usa diferentes metodologias ativas a partir dos conceitos de educação lúdica, arte, diálogo e o processo de co-criação. Damos luz e trabalhamos os vieses inconscientes para que estejamos mais alertas e preparados para diferentes interações e tomadas de decisões, bem como ampliar nosso repertório e experiências. Realizamos diversas intervenções significativas e estruturantes para o processo de real inclusão nas organizações. São ações, projetos e soluções sob medida para o desenvolvimento das relações humanas.
Devido aos acontecimentos atuais possuímos muitas dessas oficinas também em ambiente virtual.
Alguns dos nossos cases – Trabalhamos com a Natura no processos de contratação dos estagiários, trainees e novos funcionários; no Itaú, preparamos o RH para dar suporte às tomadas de decisões e para ser porta voz do tema na empresa; na B3 trabalhamos com os diretores de diversas áreas e com o grupo de diversidade.
“Todos estamos esperando alguém de fora vir para solucionar algum problema com nossos vieses inconscientes, mas somos nós, nós todos temos que nos esforçarmos mais para sermos melhores pessoas.” – Wilma Mankiller
* Ilustração do artigo por Marina Muun.