Herdei o hábito de ler do meu pai, uma daquelas pessoas que quando não consegue ler o jornal de um dia, guarda para ler no dia seguinte. Na casa dos meus pais, eu e meu irmão sempre tivemos, desde pequenos, acesso a jornais, revistas e livros infantis. Muitos amigos me perguntam como consigo ler com a rotina pesada que tenho e a minha resposta é: “tem gente que consegue fazer exercício”. Brincadeiras a parte, eu uso o tempo em aeroportos e avião para ler. Trouxe esse hábito para a minha casa e tento, de alguma maneira, influenciar meus filhos pelo gosto da leitura.
Talvez pelo engajamento que estou tendo com causa de Diversidade & Inclusão no meu trabalho – DuPont, tenho visto a necessidade de logo cedo explicar para meus dois filhos que ser diferente não é nenhum problema e como também é dever de cada um respeitar a individualidade das pessoas. Pra isso, tenho utilizado alguns livros que gostaria de passar a dica aos pais, responsáveis e pessoas que de uma forma ou de outra cuidam de crianças.
* Clara Cabelo Laranja de Fabiana Gutierrez. Cria Editora. Peça o seu aqui 😉
* Um porco vem morar aqui de Claudia Fries. Brinque Book.
* Cachorro Preto! Cachorro Branco! de Danielle F. Muquy. Catatau livros infantis.
* Monstro Rosa de Olga de Dios. Boitata, Boitempo.
* My name is not Isabella de Jennifer Fosberry. Source Books (este em ingles).
Além do tema Diversidade e Inclusão, todos esses livros têm em comum gráficos e desenho lindos. Fáceis de ler e, na minha opinião, contados de maneira bem acessível a crianças de todas as idades. Outro beneficio: minha esposa e eu também passamos a ver o mundo de uma maneira diferente. Acho que posso dizer que os livros também são bons para os adultos. Assim, dessa maneira contribuo para um mundo melhor, mais humano e equalitário, fazendo com que os adultos de amanha estejam melhor preparados para aceitar as diferenças.
#Fica a dica. Todos eles, menos o último que é de fora do país, foram comprados em tradicionais livrarias de SP, então corre lá que vocês podem encontra-los facilmente.
E vocês, sabem algum outro livro sobre o tema Diversidade & Inclusão para o público infantil que não está aqui? Mande sua a dica para carla@carlotas.com.br