Na área de ESG e Responsabilidade Social, Carlotas encerra o ano de 2024 celebrando o sucesso de mais duas edições dos programas de empregabilidade para jovens do Sistema de Acolhimento da cidade de São Paulo.
O programa Sementes do Brasil Aprendizagem concluiu mais uma edição com a entrega de certificados para 18 jovens que completaram uma jornada de quatro meses repleta de aprendizado e crescimento. O evento de formatura contou com a participação de jovens das iniciativas Sementes Tech e Sementes LED, projetos que surgiram a partir do Sementes Aprendizagem, ampliando ainda mais o impacto da iniciativa.
A partir deste marco, todos os jovens formados passam a integrar o banco de talentos da empresa, sendo convocados para entrevistas em vagas de jovem aprendiz. Cada participante permanece até dois anos nesse banco, sob monitoramento do time de Recursos Humanos.
Já o programa Conectaê, promovido pela Lwsa também nos enchem de orgulho e em 2024, o programa Sementes alcançou uma taxa de conclusão de 90%, enquanto o Conectaê registrou 84%. Esses resultados superam os índices históricos de adesão desse público em outras formações, como também, segundo o Ministério Público de São Paulo, reflete a abordagem sensível e cuidadosa empregada por toda a equipe das empresas realizadoras, pela equipe de Carlotas, mentores(as) e demais parceiros.
Desde o início do Sementes do Brasil em 2021, mais de 150 jovens se inscreveram no processo seletivo, resultando em 90 participantes contemplados com vagas e 83 jovens que concluíram a formação, mantendo uma média de conclusão de 92,22%. Nas três últimas edições, 46 jovens foram empregados após o curso, alcançando uma taxa de empregabilidade de 70,77%. No programa Conectaê, os resultados também são expressivos: 110 inscrições, 50 vagas ofertadas e 41 jovens que concluíram o curso, gerando uma taxa de conclusão de 82%.
A empregabilidade de jovens é uma prioridade para a Carlotas, por isso em janeiro, daremos um passo ainda maior com o lançamento de uma websérie que promete inspirar nossos parceiros, destacando a importância e as oportunidades de inserir jovens no mercado de trabalho. Fiquem atentos!
Por fim, encerramos também mais um ano de colaboração com os territórios de Jambeiro e Americana. Este foi um período de intenso aprendizado, trocas significativas e projetos impactantes em prol da educação ambiental, realizados tanto em escolas quanto nos aterros sanitários. Entre os destaques está o livro produzido pelos alunos da EMEIEF João Pereira Lopes, de São Luiz do Paraitinga, inspirado em uma visita ao Aterro Sanitário de Jambeiro, além do prêmio Destaque Ambiental concedido à UTGR Americana pelo município.
O ano de 2025 promete novos planejamentos, ainda mais apoio ao Chat por favor indique as alterações propostas
Gostou do texto Encerramento de 2024 e os números de empregabilidade de jovens?
Leia também: Educação, Diversidade e Sustentabilidade no Movimento Educa 2030