Exposição Flávio Cerqueira – Um escultor de significados

Flavio Cerqueira Leite BBCC

Visitar a exposição Flávio Cerqueira – Um escultor de significados, apresentada pelo Banco do Brasil BBCC, foi uma experiência transformadora. A curadoria de Lilia Moritz Schwarcz reuniu mais de 30 obras que, ao longo de 15 anos de produção, contam histórias profundas sobre identidade, memória, educação e marginalidade. Cada escultura parece capturar um instante da vida cotidiana e elevá-lo à condição de arte, celebrando a diversidade e a complexidade da experiência humana.

Enquanto caminhava pela exposição, senti a força do diálogo que a arte promove, a mesma força que impulsiona o propósito de Carlotas. Assim como buscamos, por meio da arte, da ludicidade e do diálogo, ampliar o olhar sobre a potência da diversidade, o exercício da empatia e do respeito, às esculturas de Flávio Cerqueira nos convidam a enxergar histórias que muitas vezes passam despercebidas, mas que carregam significados imensos e profundos.

Sabemos que cada um de nós carrega nossos próprios valores e experiências. Ou seja, nossos modelos de mundo. Para Flávio Cerqueira, cada uma de suas obras tem um significado muito especial. 

Eu te convido a olhar atentamente para cada uma delas, refletir sobre seus nomes e como elas chegam até você.

 O que elas te despertam? 

Com quais memórias e emoções se conectam?

 

Antes que eu me esqueça, 2013. Flávio Cerqueira – Um escultor de significados
Antes que eu me esqueça, 2013.
Pretexto para te encontrar, 2013. Flávio Cerqueira – Um escultor de significados
Pretexto para te encontrar, 2013.
Em Memórias de mim, 2017. Flávio Cerqueira – Um escultor de significados
Em Memórias de mim, 2017.
Onde tudo acaba em mim, 2021. Flávio Cerqueira – Um escultor de significados
Onde tudo acaba em mim, 2021.
Cansei de acelerar assim, 2020. Flávio Cerqueira – Um escultor de significados
Cansei de aceitar assim, 2020.

A arte tem essa capacidade de nos mover, nos fazer sentir e, sobretudo, nos conectar. E é justamente essa conexão, esse olhar para o outro com empatia e respeito, que transforma as relações e amplia nosso entendimento sobre o mundo.

 Quer conhecer mais sobre o trabalho incrível de Flávio Cerqueira? Visite a exposição no BBCC e permita-se sair carregado(a) de significados.

 

Gostou do texto A potência dos significados e a força da diversidade?

Leia também: “O menino que tinha um pé no lado do fora”

Se quiser saber mais sobre nossos projetos ou se tiver interesse em contribuir de alguma forma com conteúdo alinhado ao nosso propósito ou ideias, envie-nos uma mensagem que entraremos em contato com você o mais rápido possível!.