São Paulo, Recife, Princeton (EUA) e Munique (Alemanha) estiveram conectadas no domingo, 25/09, para dialogar sobre diversidade e respeito no evento “Viva a Diversidade. O mundo todo é um”, idealizado por Carlotas.
A cidade que deu largada ao movimento foi Munique, atraindo os visitantes do Hirschgarten, um belo parque no leste da cidade. O objetivo principal do encontro era a criação coletiva de um canteiro de flores de papel reciclado em formato de coração, que podiam ser decoradas individualmente pelos participantes. Em poucas horas, nosso canteiro já estava com mais de 100 corações coloridos e únicos em sua beleza, feitos por pessoas das mais diversas nacionalidades e idades.
“Você pode pintar o coração do jeito que quiser porque todos nós somos únicos…” ouvia-se uma criança explicando a ideia à outra.”
Cada um que plantava sua flor no canteiro recebia um balão com a mensagem “este é um presente pra você, que é especial”.
No Parque Villa Lobos, em São Paulo, o evento começou logo cedo. Nem o domingo com cara de preguiça foi capaz deixar cerca de 120 pessoas na cama até mais tarde. Teve flash mob, promovido pelo Instituto Movimentarte, a construção do jardim de corações, oficina de crochê e distribuição de balões.
Em Princeton, nos EUA, as atividades começaram às 11h no Marquand Park. Sob um céu azul de outono, mais de 40 famílias formadas por americanos, europeus e muitos brasileiros que vivem por lá, estiveram reunidos para dialogar sobre respeito e diversidade. Além da produção de um lindo jardim e da distribuição de balões, teve história contada por Rejane de Musis, do Praticutucá, e encenada pelas crianças.
Em Recife, os dançarinos da Associação Novo Rumo deram o ritmo ao som da Orquestra de Frevo 90 Graus, enquanto convidados participavam e produziam seus corações de papel.
O evento só foi possível graças à reunião de forças dos parceiros:
• SÃO PAULO: Conexão Cultural, Instituto Movimentarte, Projeto Simbora Gente e Cá Locks.
• RECIFE: Andrea Barros, Associação Novo Rumo, Orquestra de Frevo 90 Graus, passista Caio Rocha e seus amigos da escola de frevo municipal Maestro Fernando Borges.
• MUNIQUE: produção e coordenação com Larissa da Costa e apoio de um monte de gente que já viajou ao Mundo de Carlotas.
• PRINCETON: apoio da iniciativa Vitamina Brasil, participação do Praticutucá e da organização Brasil em Mente.
Para Fabiana Gutierrez, co-fundadora de Carlotas, “Nessa primeira edição do VIVA A DIVERSIDADE, conseguimos em poucas semanas coordenar os encontros em 4 cidades de 3 países. Reunimos parceiros, iniciativas e pessoas que acreditam no nosso propósito e entraram conosco nessa conversa. Esse é apenas o início de um movimento que tem potencial para ser global”.
Carla Scheidegger, de Carlotas na Alemanha, completa: “Muitas pessoas estiveram conosco nos encontros, mas o impacto foi ainda maior, pois ele já começou na fase de idealização do projeto, seguindo com a divulgação em escolas e por iniciativas parceiras e, finalmente, com as impressões compartilhadas pelas pessoas que participaram.”
Depois dessa primeira experiência que reuniu arte e reflexão, o encontro fica programado para acontecer anualmente, sempre com o intuito de promover o diálogo sobre a diversidade, o respeito e a empatia.