O mês de abril foi marcado pelo evento “Por que ESG?”, realizado por Carlotas em parceria com o Sistema B Brasil, na figura do ativista e gerente de relações e causas, Juan Domingues.
O Sistema B é uma rede de empresas que usam o poder dos negócios para repensar o sistema econômico, tornando-o mais inclusivo, equitativo e regenerativo para as pessoas e para o planeta.
O bate-papo destinado a clientes e parceiros e anfitriado pelas sócias Andréa Rissardo e Fabiana Gutierrez, explorou a linha do tempo da Sustentabilidade Empresarial difundida há décadas em grandes eventos globais e que em 2004, pela primeira vez é mencionada pelo acrônimo ESG na publicação Who Cares Wins, do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com o Banco Mundial, trazendo um olhar do setor de investimentos para a sustentabilidade.
Foi possível dialogar sobre os aspectos Ambiental, Social e de Governança numa perspectiva de que o ESG por si só não dá conta de questões tão complexas como as que estamos vivendo atualmente e que é fundamental pensar estratégias e ações que gerem impacto positivo. Com este olhar, o Sistema B está atualizando sua principal ferramenta de análise organizacional. A Avaliação de Impacto B (BIA) passará a contemplar 10 pilares, incluindo Justiça Social e Justiça Climática, como forma de incentivar os negócios a ampliarem ainda mais suas dimensões de atuação positiva. Veja um pouco do material apresentado no evento.
Outro destaque foi o lançamento do Mulheres, Paz e Segurança – Guia prático para aplicação local, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
O guia foi concebido pela Think Twice Brasil, uma organização parceira de Carlotas que promove formações em direitos humanos, cultura de paz e não violência para lideranças de todos os setores. Seu objetivo é orientar comunidades e governos locais sobre os primeiros passos para a implementação local de ações e políticas que promovam a inclusão de mais mulheres na construção da paz e segurança.
No âmbito de projetos ESG e de Responsabilidade Social, seguimos acompanhando a formação para jovens mães realizada pela Tokio Marine, através do programa Sementes do Brasil Lótus. No mês de abril as jovens tiveram aulas sobre Comunicação Oral e Escrita em 3 módulos e iniciaram as aulas sobre Atendimento ao Cliente, além das mentorias e conteúdos ministrados pelo SENAC.
Iniciamos também a etapa de mobilização e seleção de jovens do Sistema de Acolhimento da Cidade de São Paulo para as edições de 2024 de nossos programas de empregabilidade. Realizamos dois encontros de apresentação dos projetos junto com o Ministério Público para as equipes dos SAICAS e Repúblicas Jovens. As aulas do programa Conectaê da Lwsa (Antiga Locaweb Company) iniciam no mês de junho. Já estamos a todo vapor nos preparativos para o início dessa jornada.
Além disso, aconteceu mais uma visita dos agentes da saúde da família de Guarulhos no aterro sanitário administrado pela empresa Veolia. A ação é parte de uma iniciativa que busca levar informação sobre gestão de resíduos para a comunidade e também implementar a coleta seletiva nas Unidades Básicas de Saúde e nas residências da região.
Ainda vem muita coisa boa por aí, siga acompanhando!
Gostou do texto: Abril e o bate papo “Por que ESG”?
Leia também: Ainda é fevereiro e já temos muita história para contar!