Agosto lilás e a pauta sobre violência doméstica em Carlotas

Agosto lilás e a pauta sobre violência doméstica em Carlotas: Colagem que mostra o perfil de duas mulheres.

Agosto é o mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. É através da campanha “Agosto Lilás”, criada em razão da promulgação da Lei Maria da Penha que completa 17 anos e tem como objetivo proteger as mulheres contra a violência doméstica e familiar. Leia mais sobre a Lei aqui. Todos os dias, somos impactados por notícias de mulheres que foram assassinadas por seus companheiros ou ex-parceiros.

Esse tipo de violência  não distingue classe social, raça, etnia, religião, orientação sexual, idade e grau de escolaridade

Sabemos que a proteção às vítimas e a punição aos agressores é fundamental para o combate à violência. Entretanto, a conscientização, discussão, criação de políticas públicas e campanhas públicas e privadas também possuem um importante papel nessa pauta. Não podemos deixar de citar aqui a oportunidade que Carlotas recebeu de estruturar junto com o Bradesco uma campanha marcante sobre o combate à violência contra a mulher, a chamamos de Violência Contra Mulher É da Nossa Conta.

E é com muito orgulho comunicamos que o projeto Violência Contra a Mulher É da Nossa Conta. ganhou o Prêmio Innovations 2023! Essa é uma premiação reconhece iniciativas inovadoras de gestão de pessoas do mercado. Carlotas foi indicada pelo Bradesco e selecionada para receber o selo de Parceiro da Inovação do RH pela sua participação no projeto. Foram mais de 400 projetos inscritos de mais de 200 empresas diferentes. Para nós foi uma honra!

MAIS SOBRE O PROJETO:

Esse projeto está alinhado com o movimento “Hey, atualize minha voz”, da UNESCO e faz parte de uma iniciativa importante do Bradesco que já acontece há alguns anos, com várias ações em andamento entre funcionários, clientes e não clientes, seguindo uma abordagem que Carlotas e Bradesco tem em comum: promover reflexões e estimular a evolução da sociedade por meio da educação. Postamos sobre essa ação isso aqui no jornal em 2021.

Ao analisar de perto as interações da BIA, Inteligência Artificial do Bradesco, descobriu-se um número impressionante: em 2020 a assistente virtual recebeu em torno de 95 mil mensagens de ofensas e assédio sexual. Ainda que ela não seja uma mulher real, essa constatação revela uma triste realidade que as mulheres enfrentam, como por exemplo: “BIA, sua imbecil” ou “BIA, eu quero uma foto sua agora”. Essas frases são exemplos reais desse assédio, que é perpetuado de forma agressiva e disfarçadamente usado como uma brincadeira, pois afinal, a BIA nada mais é do que uma inteligência artificial. Mas este ato não deixa de afirmar a violência tão marcante e presente nas falas de algumas pessoas. Diante disso, o Bradesco decidiu reagir e adotar um novo tom nas respostas da assistente virtual a essas abordagens, posicionando-se de uma forma mais direta e contundente contra o assédio. As respostas agora são sem subserviência ou passividade e, ao mesmo tempo, com um teor educativo, como:

“Essas palavras não podem ser usadas comigo e com mais ninguém.” ou “Para você pode ser uma brincadeira. Para mim, foi violento.” 

Ao colocar um basta nesse comportamento, a BIA serve de exemplo para que as pessoas repensem a forma de se dirigir às mulheres reais, como uma porta-voz. Foi a partir do projeto com a Unesco que tivemos a oportunidade, junto com o  Bradesco, de avançar  na área de atendimento ao cliente, e com isso pudemos compreender outros tipos de violência e assédio sofridos. 

Outro ponto que merece ser destacado, diz respeito ao período de pandemia. Nesse momento dialogamos sobre o quanto ter que ficar em casa, para algumas, poderia gerar ou agravar o quadro de violência. Sendo assim, compartilhamos nas nossas redes alguns canais de apoio e de denúncia. Clique aqui para baixar o material e aqui para visitar a Playlist do Youtube com conversas sobre Violência Doméstica.

A pauta sobre violência contra a mulher é inegociável em Carlotas. Milhares de mulheres continuam sendo vítimas de violência e esse ciclo precisa ser rompido e transformado. O diálogo e a responsabilização de toda a sociedade é fundamental para mudar esse paradigma. Se você se interessou por esse artigo sobre Agosto Lilás, leia também o texto Maid – Conheça a Série sobre Violência Doméstica

Se quiser saber mais sobre nossos projetos ou se tiver interesse em contribuir de alguma forma com conteúdo alinhado ao nosso propósito ou ideias, envie-nos uma mensagem que entraremos em contato com você o mais rápido possível!.