O mês se encerra com a apresentação do relatório final do Programa Conectaê realizado no segundo semestre de 2023, para a Locaweb Company – atual LWSA. O relatório traz a estrutura e etapas do projeto, alinhamentos das principais diretrizes da empresa, diretrizes globais e educacionais, análise do contexto e desempenho jovem a jovem, indicadores, principais resultados, além do mapeamento dos desafios e aprendizados e também os depoimentos dos envolvidos.
O Conectaê tem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como diretriz educacional e busca desenvolver mais de 10 competências socioemocionais previstas pelo MEC para estudantes do Ensino Fundamental e Médio e também os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) como diretrizes de sustentabilidade, vinculados aos avanços nas principais metas estabelecidas pelo Brasil para a Agenda 2030.
Após a apresentação do relatório, iniciamos o planejamento da edição de 2024 que terá muitas novidades e melhorias estruturadas a partir do feedback de todas as pessoas envolvidas, será uma nova jornada de muito aprendizado e desenvolvimento.
Seguimos também com o processo de seleção de jovens mães para o Programa Sementes do Brasil – Lótus, da Tokio Marine. Foram acionados parceiros como o Ministério Público de São Paulo, os Centros de Educação Infantil (CEI), parceiros do programa Explore Carlotas, CREAS (Centro de Referência de Assistência Social ), UBS (Unidade Básica de Saúde) e a Central Única das Favelas (CUFA). Com isso, conseguimos ampliar o raio de alcance da iniciativa e acessar mais 20 jovens que serão entrevistadas no início de março. As aulas iniciam no dia 25 de março, acontecerão duas vezes por semana e serão ministradas por professores(as) da Tokio Marine e também pelo SENAC Francisco Matarazzo.
As frentes de Educação Ambiental e Comunicação Social ganharam força e tração nesse mês, contando com parcerias estratégicas nos territórios de atuação da Veolia e Multilixo. Parcerias como Secretarias Municipais, organizações sociais, lideranças locais, equipamentos públicos que participam ativamente das formações e dão escala às informações estratégicas para toda a população.
Os projetos também estão alinhados aos planejamentos municipais com as principais demandas apontadas pela comunidade e oportunidades mapeadas. O objetivo é seguir com uma agenda sustentável que promova o desenvolvimento contínuo e autonomia dos territórios.
Siga acompanhando nossas iniciativas através do jornal Carlotas. Todos os meses nós publicamos o que acontece em nossas ações ESG com foco em Responsabilidade Social. Até breve!
Gostou desse texto?
Leia também: Janeiro e os projetos de ESG – Carlotas