Fechamento do mês de setembro e alguns resultados das ações com mulheres migrantes na Alemanha.
Um dos propósitos de Carlotas na Alemanha em promover a autonomia de mulheres migrantes através da geração de renda, tem se consolidado cada vez mais por meio dos diversos cursos de capacitação e orientação profissional que são realizados com apoio e financiamento do governo alemão, que incentiva a integração destas mulheres na sociedade.
Setembro contou com 3 destes cursos: o Profilpass – curso para análise de competências; Linkedin para Mulheres Migrantes – um webinário sobre como otimizar o perfil na plataforma; e o mais tradicional deles, o Ich Bin Dabei – Trabalhar na Alemanha – que é o curso de Carlotas que traz todo o panorama do mercado laboral alemão e ainda faz aconselhamentos personalizados, revisão de currículos e treino para entrevistas de emprego.
A edição deste mês foi a 11º realizada nos últimos três anos, totalizando mais de 130 mulheres migrantes já contempladas.
Em abril de 2022, Carlotas Alemanha lançou uma pesquisa entre as participantes das 5 últimas edições até aquele momento e em uma amostra de 31 mulheres respondentes, 100% delas afirmaram mudança de postura nas candidaturas depois de realizar o curso.
Os dados da mesma pesquisa também demonstraram que 40% das participantes conseguiram uma posição de trabalho dentro do período de um ano após a realização do curso. Um número expressivo frente aos inúmeros desafios que estas mulheres enfrentam para se inserirem no mercado, seja pelo idioma ou até pela necessidade de reconhecimento de diploma ou autorização alemã de profissão para ser exercida. Este último fato, quando muito burocrático, acaba por gerar diversos casos de transição de carreira, fazendo com que muitas vezes as mulheres tenham que recomeçar suas formações.
Breve será possível ter os dados oficiais quantitativos de mulheres que conseguiram um emprego após a realização das últimas 6 edições restantes do Ich Bin Dabei que ainda não tiveram avaliação. Entretanto, já existem ‘dados qualitativos’ que demonstram o impacto social real que este curso tem tido na vida das mulheres migrantes na Alemanha, no sentido de se movimentarem na sociedade e integrarem o mercado de trabalho de forma mais equitativa e respeitosa.
Não se trata de um questionário, mas sim das diversas mensagens recebidas por Carlotas Alemanha vindas proativamente destas participantes que ao conseguirem uma posição no mercado corporativo nos enviam seus relatos, contando que vão passar a ocupar ‘espaços tradicionais’ do mercado de trabalho alemão, como referido nesta mensagem de áudio recebida de uma participante, há um mês. Trazemos um trecho abaixo, mas ouça na íntegra aqui.
“Carla, tenho uma novidade para te contar. Eu estou trabalhando!
Trabalhando no mercado tradicional mesmo, sabe? (…) Consegui um trabalho na área da contabilidade, no Stadtkasse Abteilung aqui da prefeitura da minha cidade (…) e está sendo uma experiência super bacana e eu quero te agradecer muito porque eu tenho certeza que você foi fundamental, Carlotas foi fundamental nesta caminhada, porque eu aprendi com Carlotas, no último curso que eu fiz com vocês, como fazer o meu currículo dar “match” com a vaga.”
As mensagens são compartilhadas diretamente para a formadora do curso ou no grupo de networking do qual as mulheres começam a fazer parte logo após o término do curso e ficam em contato com todas as participantes das edições passadas. Por lá, compartilham dúvidas, oportunidades profissionais e conquistas, como estas:
Outras iniciativas de Carlotas Alemanha também têm contribuído para a movimentação e inserção de mulheres migrantes no mercado de trabalho alemão, como o Carlotas Pitch Festival, evento para brasileiras que já teve 2 edições realizadas em Munique, sendo que a última contou com a presença e participação do time de sócias de Carlotas Brasil e uma delas (a Fabi, que foi mentora de um dos grupos) recebeu a seguinte mensagem dias atrás, de uma das participantes:
Acredita-se que além da componente técnica e prática, os cursos e eventos promovidos por Carlotras Alemanha oferecem um espaço seguro para que as mulheres possam se sentir acolhidas e motivadas a enfrentarem os desafios do contexto migratório. E que para a maioria delas, este pequeno “empurrãozinho” é o que basta para conquistarem seus espaços, visto se tratar de profissionais qualificadas e que trazem na bagagem a diversidade (tão rica para os ambientes corporativos) e uma visão mais alegre e descontraída do formato do trabalho que pode ser positivamente agregado à cultura alemã.