As pautas discutidas em Janeiro para as escolas

Janeiro é o mês de descanso das crianças, jovens e educadores(as) que fazem parte do universo escolar. Já aqui em Carlotas, iniciamos o planejamento de 2024 com muita animação! Queremos que este ano seja repleto de diálogos, práticas incríveis, acolhimento e cuidado com a saúde mental e emocional de todos(as) que participarão dos nossos encontros. Além de iniciarmos oficialmente nossa trajetória como Instituto Carlotas Brasil (ICB), traremos abaixo outras questões que também foram destaques em nossa pauta.

Guia de Sustentabilidade e Cidadania.

O crescente aumento de desafios relacionados à degradação ambiental mostra a necessidade e urgência de trabalhar esse tema com a comunidade escolar. A educação desempenha um papel crucial na construção da consciência sobre questões relacionadas à sustentabilidade, incluindo mudanças climáticas, biodiversidade, uso responsável dos recursos naturais e resíduos.

Pensando nisso, começamos a elaborar um guia de sustentabilidade com práticas para apoiar o professor(a) em sala de aula. Ele estará disponível para todos(as) que se interessarem a partir de fevereiro. 

Diálogo com a DRE e NAAPA Santo Amaro

Outro momento de destaque deste mês foi a nossa conversa com a equipe da DRE (Diretoria Regional de Educação) e do NAAPA (Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem) de Santo Amaro. Elas trouxeram alguns pontos que identificaram o ano passado e que merecem atenção como:

Foto: Reunião NAAPA e equipe Carlotas

A desvalorização da figura feminina na sala de aula;

O aumento de problemas de saúde mental e emocional envolvendo os(as) estudantes;

Racismo;

Evasão escolar;

A falta de projeto de vida.

Para finalizar, o tema “violências” ainda é muito presente nas escolas e, portanto, sentimos a necessidade de aprofundá-lo nos nossos diálogos com as escolas parceiras.

Conversa com o time de Responsabilidade Social

Para nós aqui em Carlotas, a troca de experiências é muito importante e enriquecedora. Pensando nisso, realizamos um encontro com a equipe de Responsabilidade Social  que atua com as crianças e jovens em SAICAS (Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes) com objetivo de trocar experiências e desenhar novas possibilidades para os nossos diálogos e acolhimentos nos encontros deste ano.

Além de conhecermos um pouco melhor a atuação, desafios e necessidades da equipe com as crianças e jovens, durante a conversa, levantamos reflexões sobre diversidade, equidade, inclusão, acessibilidade e desenvolvimento das competências socioemocionais para pensarmos em formas de contribuir em parceria com as escolas.

Esse foi o primeiro de muitos outros encontros que teremos e já saímos de lá cheias de ideias! Vamos continuar trocando experiências e impulsionando a criação de novos materiais que fomentem o desenvolvimento de nossas práticas.

Foto de Capa: time de Responsabilidade Social Carlotas

Entendendo a visibilidade trans

Dia 29 de Janeiro comemoramos no Brasil o dia da visibilidade trans. Para compreender melhor o significado desse dia, Ítalo Mota, nosso novo correspondente do jornal, traz seu olhar. Como educador, Ítalo entende a necessidade de trazer esse tema para essa geração que está em formação.

Afinal, essa data não é apenas um lembrete de que precisamos reconhecer e respeitar a comunidade trans, mas também é uma atenção para não praticar a transfobia, mesmo que velada.

Para saber mais sobre o texto clique aqui: Um olhar sobre a travessia de um Homem Trans – Carlotas

Primeira ação do ano

O Instituto Carlotas deu o pontapé inicial em 2024 com um convite super especial feito pelo Colégio Xingu, escola particular situada na Zona Sul de São Paulo.

O Colégio Xingu, pensando em acolher de forma significativa o corpo docente e a equipe de funcionários(as) em sua primeira reunião pedagógica, mergulhou em reflexões inspiradoras sobre o tema “Revisitando nossos valores – um novo tempo na escola”.

Juntos(as), adentramos no universo dos valores pessoais, discutimos como eles moldam nossas atitudes e dialogamos sobre o desafio de desvendar os motivos que orientam nossas ações. 

Foto: Colégio Xingu

Para inspirá-los(las) nessas reflexões, lançamos três perguntas instigantes, convidando cada participante a pensar na marca que deseja deixar em suas vidas profissionais neste ano, nos princípios inegociáveis e nos recursos e habilidades essenciais para alcançar seus objetivos. A atividade central envolveu um desafio: a estratégia das 3 caixas.

Aqui, os(as) educadores(as) refletiram sobre o que gostariam de deixar no passado que não está funcionando, o que desejam manter no presente que está funcionando muito bem e por último, ações, comportamentos e atitudes que desejam para o futuro. A cereja do bolo foi a conexão dessas reflexões aos valores fundamentais da escola: respeito, autonomia, sustentabilidade, cooperação e conhecimento.

Finalizamos com boas reflexões e diálogos que prometem impulsionar um ano repleto de muito trabalho e de realizações!

Gostou desse texto? 

Leia também: Cultura da não violência – Carlotas

Se quiser saber mais sobre nossos projetos ou se tiver interesse em contribuir de alguma forma com conteúdo alinhado ao nosso propósito ou ideias, envie-nos uma mensagem que entraremos em contato com você o mais rápido possível!.