Olá, eu sou o Bomo, mas algumas pessoas me chamam de “BUM” por eu ser um pouco explosivo de vez em quando. Sabem como é…eu me irrito e…BUM! Isso mesmo, como uma bomba. Acho que é por isso que eu me dou tão bem com o dragão Lucas.
Na escola, estou aprendendo a lidar melhor com minhas emoções. Eu gosto muito de falar, mas quando não me dão a palavra, fico meio nervoso. Então, a professora me ensinou que eu preciso controlar os meus impulsos porque as outras crianças também querem participar , senão elas é que vão ficar irritadas comigo. Falar é fácil, mas colocar isso em prática exige muita concentração!
Eu adoro aprender coisas novas! Você sabia que existem crianças que não tem a chance de ir à escola e nunca vão aprender as letras? Isso não me parece muito justo porque ler, escrever e fazer contas são coisas muito importantes na nossa vida.
Na minha classe tem uma centopéia colorida pendurada que eu adoro. Quando eu não sei alguma coisa, olho bem pra ela e penso: “querida centopéia, será que você, que é tão esperta, não pode me ajudar?”. De vez em quando ela me ouve, mas às vezes eu preciso mesmo é criar coragem e pedir à professora para me explicar tudo de novo. Mas quem é que sabe tudo? Ninguém. Meu avô sempre repete: “Vivendo e aprendendo“. Ele deve ter razão.
Outro dia fizemos uma coisa muito legal na aula: nós tínhamos que desenhar com os olhos fechados na mesma folha que um outro aluno. No começo achei aquilo meio estranho porque eu queria fazer um desenho perfeito. Depois que eu me soltei um pouco, e dei chance pra nova experiência, que eu me diverti muito. Com isso aprendi que fazer coisas novas, que ainda não conhecemos, pode ser muito legal! Como quando eu vou andar de skate em uma pista que não conheço ou quando jogo futebol com crianças que não conheço. Dá um frio na barriga, mas é muito legal!
Já contei pra vocês que eu gosto de esportes? Não foi fácil aprender a andar de skate, mas eu insisti. Caía, levantava. Caía, subia no skate outra vez, até ele não me derrubar mais. Será que meu avô também quer tentar? Ele ainda pode aprender!
Outra coisa que eu gosto de fazer é artesanato. Se vocês acham que isso não é pra meninos, estão muito enganados. De onde vocês acham que vem a habilidade dos artesãos, pintores e marceneiros? De fazer artesanato quando criança. Quando alguém ri de mim dizendo “isso é coisa de menina!”, eu fico logo esquentado e…BUM! Esse aqui é meu telescópio que eu fiz com colagem, ele me ajuda a ver as coisas de um jeito diferente.
O dia é muito curto pra todos os meus planos: ir à escola, fazer quebra-cabeças, praticar esportes, criar algo em artesanato, arrumar meu quarto e ainda tomar conta da minha irmã mais nova. À noite estou esgotado, mas feliz! Ainda bem que outra coisa que eu adoro fazer é dormir, afinal, no dia seguinte eu quero aproveitar cada minuto e pra isso preciso de energias recarregadas.
Este conto foi criado a partir de uma oficina com alunos de 6 e 7 anos da escola Anni Pickert na região de Munique, Alemanha, na qual eles responderam à pergunta “O que você sabe fazer muito bem”.