No projeto, um caminhão leva cinema gratuito para 13 cidades brasileiras.
Desde 2015, o Carrefour promove ações em seu Cinemóvel, projeto que promove democratização do cinema para comunidade com menos acesso a este tipo de recurso. objetivo da sensibilização sobre o tema da valorização da diversidade em escolas públicas e instituições sociais por meio da distribuição de cartilhas informativas e exibição de filmes.
Carlotas foi convidada a desenvolver uma cartilha para que os professores trabalhassem com os alunos os temas relacionados aos filmes. A ideia era que, de forma lúdica (exercícios propostos para sala de aula) e divertida (filme), as crianças pudessem se preparar para o que iriam assistir e depois refletissem sobre o que viram.
De 01 de setembro a 25 de novembro, serão visitadas 13 cidades de quatro estados: Rio grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, voltado principalmente a alunos da rede pública de ensino fundamental. O projeto terá 200 sessões gratuitas de cinema.
Os filmes escolhidos – “Valente”, “Shrek”, “Billy Elliot” e “Um sonho possível” – buscam valorizar a diversidade e despertar no público a importância do respeito à todos. Esses temas também são abordados em cartilhas educativas desenvolvidas por Carlotas, distribuídas aos educadores da rede pública e que podem ser usadas em debates em sala de aula. “As atividades lúdicas permitirão ao espectador um novo olhar sobre as diferenças sociais. Será uma oportunidade para eles aprenderem e refletirem enquanto se divertem”, diz Jefferson Bevilacqua, da Magma Cultura, responsável pela produção do projeto.
As sessões vão ocorrer em um caminhão especialmente adaptado, que vai visitar o estacionamento de lojas Carrefour, além de parques e outros espaços públicos. Com 30 poltronas, tela de 120 polegadas, ambiente climatizado, iluminação própria de cinema, rampa de acesso e duas acomodações para cadeirantes, o Cinemóvel realizará cinco sessões diárias: 8h, 10h, 13h30, 15h30 e 19h. Cinemóvel Carrefour faz parte do Projeto Gira Brasil, coordenado pela Magma Cultura e pelo Instituto Carrefour e patrocinado pelo Carrefour Soluções Financeiras por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.
Essa parceria inspirou o Projeto Pipoca com Propósito que agora faz parte do portifólio de Carlotas em Empresas.