A nova série da Netflix, produzida pela premiada produtora A24, conta com um elenco diverso e representativo. Mas o que mais chama atenção na série é a reflexão que ela pode trazer sobre empatia.
Inspirada em uma experiência real do roteirista Lee Sung Jin, a série mostra a desavença entre Daniel Cho e Amy Lau, que começa com uma briga de trânsito e evolui para uma perseguição inconsequente. Ambos personagens sofrem de uma frustração existencial que os aproxima mais do que eles estariam dispostos a admitir.
No entanto, a falta de empatia e diálogo entre eles só piora a situação. Assistindo à série, fica claro que se eles tivessem praticado a empatia desde o início, a história poderia ter sido diferente.
Tudo que me veio ao desenrolar da trama foi a citação de Roman Kznaric: “Empatia pode não apenas expandir o seu universo, ela pode te tornar um pensador mais criativo, melhorar seus relacionamentos, pode criar vínculos humanos que fazem a vida valer a pena, mas mais do que isso, ela pode gerar uma mudança social radical.”
A empatia é muito poderosa, pois pode expandir nosso universo, melhorar nossos relacionamentos e criar vínculos mais significativos. Embora não seja uma prática fácil, vale a pena tentar. Ela realmente é capaz de transformar nossas relações.
Já imaginou se um dos personagens principais tivesse esse olhar? Como seria o desfecho da série se eles tivessem uma atitude empática? Se tivessem praticado um olhar generoso e revisto suas certezas?
O benefício seria a criação de uma relação saudável entre eles e a compreensão de que ambos têm modelos de mundo diferentes, a vulnerabilidade e a capacidade de compartilhar suas emoções.
Assistir a série com este olhar pode ser uma maneira poderosa de refletir sobre a empatia em nosso cotidiano. Afinal, como Roman disse, a empatia pode gerar uma mudança social radical.
Se cada um de nós praticar a empatia em nossas relações, podemos construir um mundo mais empático e compreensivo.
Que tal assistir “Treta” com este olhar e refletir sobre como podemos praticar a empatia em nosso dia a dia?