Dia 07 e 08 de Novembro em Bogotá – Colômbia, com apoio do Governo da Suécia, UNICEF, do Representante Especial do Secretário Geral das Nações Unidas sobre violência contra crianças e a OMS, foi realizada a primeira Conferência Global para o fim da violência contra Crianças.É a primeira vez que todos os governos do mundo se reuniram para se comprometerem na prevenção da violência contra as crianças – acelerando a ação para cumprir o ODS 16.2 – Acabar com abuso, exploração, tráfico e todas as formas de violência e tortura contra crianças.
“Toda criança merece uma infância.”
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável comprometem a comunidade global a acabar com todas as formas de violência contra crianças. Agora, faltando praticamente 05 anos para 2030, a violência infelizmente continua sendo uma realidade para metade das crianças do mundo. O futuro de um bilhão de meninos e meninas está em jogo.
Pensando nisso, surge a oportunidade e necessidade de acelerar e entregar uma mudança transformadora na proteção infantil. A Conferência foi uma forma de reflexão para que possamos nos comprometer com os compromissos proporcionais ao desafio global de proteção de crianças.
Além de cada país apresentar e se comprometer com ações para reverter esta triste realidade, sete estratégias foram identificadas como formas de redução de violência.
São elas:
- Implementação e execução de leis; normas e valores;
- Ambientes seguros;
- Apoio aos pais e cuidadores;
- Renda e fortalecimento econômico;
- Serviços de resposta e suporte;
- Educação
- Habilidades para a vida.
Esse encontro foi um marco para que possamos nos aprofundar sobre o tema e refletir sobre causas e consequências existentes na violência de crianças. Que a meta não seja apenas ambiciosa, mas alcançável.
Gostou do texto Conferência Global para o fim da Violência contra Crianças?
Leia também: Reunião Global de Educação em Terras Brasileiras