PT

EN

DE

Conheça o Oscar, um cara nada carismático

O personagem do Oscar sem carimas, astrás das arvores

Oscar é um cara sem carisma. Oi!? Como assim? Será que lemos direito? Como pode existir um cara ‘sem carisma’ no mundo de Carlotas? Estas são as perguntas que não querem calar! 

Nós entendemos que todo mundo tem uma história para contar; isso nos motivou a conhecer melhor o Oscar e entender como é ser um cara nada carismático, ainda mais vivendo no mundo de Carlotas.

Ficamos tão curiosas para entender, que achamos que valia ouvir dele mesmo qual é a sua visão de mundo. Nos encontramos depois do trabalho e sentamos para conversar e ele topou participar dessa entrevista que postamos para vocês abaixo:

– Oi Oscar, tudo bem? Ouvimos dizer que você se considera um ‘cara sem carisma’, é verdade? Poderia nos contar como é ser assim?

E o Oscar respondeu:

– Sim, é verdade. Por muito tempo, eu pensava que era normal ser assim nada carismático como eu, mas tô percebendo que as coisas não são bem assim… você acredita que eu sou tão sem carisma que até hoje, ninguém tinha se interessado em me conhecer melhor?

Nós ficamos impressionadas com essa resposta e continuamos:

 – Sério? Mas ser alguém nada carismático é tão raro nos dias de hoje… tanto que ninguém consegue entender o que é ser um cara sem carisma. Poderia nos explicar melhor esse conceito?

E o Oscar explicou:

Pois é! Essa é a primeira vez que eu estou tendo a chance de expor um pouco a minha visão de mundo. Percebo que não existe mais espaço para as pessoas sem carisma como eu. Hoje, todo mundo prefere ouvir as histórias de alguém com mais personalidade, alguém mais corajoso para se expor e eu sou muito reservado. Talvez tenha sido isso que me tornou um cara monótono… eu nunca fui muito de falar, sempre fui mais de ouvir e observar, percebo que o que faz de mim um cara sem carisma é justamente isso.

Após um silêncio constrangedor e um sentimento enorme de empatia pelo Oscar, continuamos:

– Mas Oscar, será que o que você considera ‘ser nada carismático’ não é um rótulo que você mesmo acabou criando para se proteger? Sabia que no mundo de Carlotas, nós somos livres para ser como quisermos ser? Não precisamos de rótulos. 

E o Oscar respondeu:

–  Sim… e a verdade é que eu não sei ser diferente, essa é a minha essência. Eu gosto de ser assim, um cara sem carisma, mas parece que todo mundo quer que eu seja diferente, querem que eu tenha uma história e queira contar, querem que eu seja mais popular, querem que eu me mostre e eu não quero me mostrar. Me parece que as pessoas consideram que ser extrovertido é o “normal” nos dias de hoje, mas a minha forma de ser “normal” não é essa.

A Vanessa que estava ali do lado entrou no papo:

– Oscar, se você precisa de um rótulo acho que deveríamos considerar que você é um ‘cara reservado’, ao invés de um ‘cara sem carisma’.

E para nossa surpresa, Oscar respondeu com uma espontaneidade que nos fez entender quem o Oscar realmente é:

– Se você acha mais adequado, sim, podem considerar que eu sou um ‘cara reservado’, mas uma vez que eu tenho a opção de ser livre, e no mundo de Carlotas eu posso ser quem eu quiser ser, prefiro considerar que eu sou um ‘cara sem carisma’ mesmo, porque é assim que eu me sinto e gosto de ser, eu não quero ser diferente.

Numa mistura de orgulho e emoção, nós concluímos a entrevista com ele:

– Oscar, obrigada por nos ensinar o que é ser um cara sem carisma, na sua visão de mundo. Parabéns por ser assim e pela coragem de ser quem você é, do jeito que você quer ser. Hoje, nós passamos a te admirar e te respeitar ainda mais por isso. 

Depois da entrevista ficamos conversando mais e dando várias risadas! O Oscar adora rir das minhas piadas e dos devaneios da Vanessa. E junto concluímos que você não precisa mudar, nem se adequar à visão de mundo dos outros. Você faz parte do nosso mundo e nós te aceitamos exatamente como você é e como você quer ser.

E esta é a história do Oscar, um cara nada carismático e não se fala mais nisso.

Se quiser saber mais sobre nossos projetos ou se tiver interesse em contribuir de alguma forma com conteúdo alinhado ao nosso propósito ou ideias, envie-nos uma mensagem que entraremos em contato com você o mais rápido possível!.

Pular para o conteúdo