De verso em prosa, Wesley transforma seu pedacinho

Wesley é um dos Personagens de Quinta inspirados em pessoas reais. Mas mais que isso, ele foi escrito para criar o diálogo com milhares de crianças e educadores que leêm o Jornal Joca pelo Brasil. Aqui está um pequeno conto e as matérias para as crianças e educadores conversarem sobre esse personagem incrível. Divirta-se!

Wesley nasceu e cresceu em uma região pobre de São Paulo, um bairro chamado Perus. Menino alegre, sorriso sempre no rosto e muita energia. Mas toda essa energia não é só para correr atrás de bola ou brincar de pega-pega. Essa energia toda é vontade de transformar as coisas que não acha certo.

Ele percebeu que tinha muita coisa para mudar em sua volta. De todos os problemas que via, o que mais chamava sua atenção era o racismo, a forma como os negros eram tratados e a falta de oportunidade que tinham. Então, ele usou a arma mais poderosa que tinha: a poesia.

Através dos seus versos, Wesley conta a história dos negros no Brasil, suas lutas e suas conquistas, seus sonhos e suas batalhas. Ele aprendeu que resgatar sua história e suas raízes o tornava forte e dono do seu lugar. Ainda que fosse um pedacinho…

Texto do Jornal para os Alunos

Um pedacinho, meu pedacinho

Um menino pode mudar a realidade a sua volta? Poesia para mudar o mundo? SIM! Essa é a resposta. Cada um pode impactar as pessoas e a comunidade a sua volta como fez o Wesley que tem 12 anos.

Ele mora em Perus, um bairro da zona norte da cidade de São Paulo e começou a escrever poesias quando estava no 5o ano por conta de um trabalho de história. Através das suas poesias, ele fala sobre a história dos negros no Brasil. Parece pouco mas com isso, ele consegue impactar as pessoas e fazerem refletir sobre a importância dos negros na nossa história e cultura.

Você pode achar que não muda nada mas o fato dele escrever e divulgar uma ideia de igualdade e equidade faz muita diferença. Pessoas que não conhecem a história dos negros e a importância deles no nosso país podem aprender, ajudar a divulgar e rever suas opiniões, mudando suas atitudes.

Temos a ilusão que precisamos fazer coisas grandiosas para impactar nosso entorno quando, na verdade, as mudanças começam com pequenos gestos que mudam hábitos. Que tal tentar? Pense em que te incomoda, o que você pode fazer a respeito? Adoraríamos saber suas ideias. Compartilhe conosco pelo e-mail carlotas@carlotas.org

Uma das criações do Wesley:

A favela pede paz

Existe uma história do povo negro sem o Brasil,

mas não existe uma história do Brasil sem o povo negro.

Genos, povo, raça, tribo, a destruição de um povo de uma nação.

Não queremos viver só chorando em cima de um caixão.

Ver negros, jovens de periferia estirados naquele chão.

Mas o pensamento da polícia é, se o negro correr, ele é ladrão.

77% das mortes de negros crescem a cada dia e o que a polícia diz:

– Eu não sabia.

Mas cansamos dessa vida.

Temos que ser capaz.

A favela pede paz!.

Wesley C Soares, A Poesia Corre em Minhas Veias –

Texto do Jornal para os Educadores

Um pedacinho, meu pedacinho

Sabe o que inspirou um menino de 12 anos a escrever poesias como ferramenta de transformação social? Uma aula de história! Assim como o Wesley vai impactar seu entorno com poesia, cada educador pode transformar a vida de seus alunos inspirando e incentivando a serem cidadãos atuantes.

Wesley Carlos Santos estava no 5o ano de uma escola pública no bairro do Perus, em São Paulo, quando, por conta de um trabalho de história, fez uma poesia de cordel e nunca mais parou. Através da poesia, ele fala sobre genocídio da juventude negra, religiosidade e a importância da ancestralidade africana.

“Quando eu crescer quero ser professor de história, porque fico vendo nos livros alguns assuntos que ninguém nunca entendeu direito, aí eu vou lá e faço uma poesia como se fosse um resumo, um improviso. Eu acho que posso incentivar outras crianças lendo poesias para elas, ensinando a verdadeira história e ajudando no processo de desconstrução [dos preconceitos].” – Wesley

Incentivar os alunos a se olharem como parte integrante da comunidade onde estão ajuda que eles desenvolvam a responsabilidade e o senso de pertencimento. Muitas vezes se frustam achando que não conseguem fazer coisas grandiosas mas todas as grandes mudanças começam com pequenas mudanças, novos hábitos.

Inspirados na história do Wesley, estimule que eles percebam e listem temas que os incomodem ou que gostem. Como podem ajudar a falar sobre esses temas? Qual o principal problema relacionado a ele?

Envie para gente as ideias e iniciativas que surgiram no email carlotas@carlotas.org

Para conhecer mais e se inspirar, clique aqui para acessar o canal do Youtube do coletivo artístico que o Wesley faz parte, Afronte Apodere-se.

Se quiser saber mais sobre nossos projetos ou se tiver interesse em contribuir de alguma forma com conteúdo alinhado ao nosso propósito ou ideias, envie-nos uma mensagem que entraremos em contato com você o mais rápido possível!.