Depoimentos sobre Empatia sob diversos pontos de vista

Durante o mês da Empatia, muitos parceiros de Carlotas se engajaram e entraram na onda de espalhar empatia em seu dia-a-dia. A Specialisterne é um desse parceiros que não só abraçou a campanha como trabalhou o tema internamente com os estudantes. O trabalho que eles desenvolvem é um exemplo claro de como a empatia transforma as relações e permite que o potencial de cada um seja usado e reconhecido.

Aqui tem um pouco do que eles conversaram sobre empatia nesse mês:

“Consiste em tentar compreender os sentimentos e emoções da outra pessoa que pode estar passando por dificuldades. Mesmo quando ela passar por sentimentos de depressão, perda ou problemas de emprego, o importante é ajudar pessoa superar e mudar a visão dos problemas.”Newton Borges

“A empatia é muito importante para nossas vidas. Ela nos ajuda a reconhecer a dor alheia, a compreender o que as pessoas sentem e formar um mundo melhor, pois ela nos motiva a “desmembrar” o problema de alguém e ajudá-la mais profundamente. Muitas vezes devemos dedicar um pouco do nosso tempo para ajudar alguém necessitado, e necessitada não é só a pessoa que passa fome, sede, frio e não tem moradia, e sim as pessoas que passam por problemas sérios socialmente, pessoalmente e intelectualmente. Diante disso devemos ter empatia com as pessoas, nunca se deixar levar ao nosso ego de que “se eu estou bem, não me importa o sofrimento alheio.”, a gente tem que sempre ajudar, dar assistência de acordo com o nosso alcance, pois um dia as pessoas serão prejudicadas exatamente por essa assistência que deixamos de dar, e no futuro, acredite ou não, seremos prejudicados pela mesma maneira, e a pessoa que foi prejudicada anteriormente pela falta dessa nossa empatia vai se reerguer e assim se tornar uma pessoa melhor que a soberba que não foi empática. A gente não precisa ser forte fisicamente, inteligente intelectualmente ou habilidoso esportivamente para se mostrar melhor que alguém, ninguém é melhor que ninguém, todos esses requisitos citados são coisas que qualquer um pode buscar e conseguir, mas pra você ser um ótimo ser humano, você tem que ser empático e ter caridade, nunca se esconder atrás de qualquer soberba, ego e arrogância.” Caio Matheus Sales

“No mundo em que vivemos todos somos afetados na sociedade de alguma maneira. Aqueles que são afetados na sociedade sofrem o seu lado negativo de ser excluídos da sociedade, pelo seu jeito de se comportar na sociedade ou em grupo.

Na Specialisterne eu percebo que, tanto o presidente na Dinamarca que criou esse programa por perceber o comportamento de seu filho e sua capacidade intelectual, viu a necessidade que pessoas como o seu filho tem capacidade de ser útil em alguma habilidade específica.
Por isso teve empatia em dar oportunidade a todos que sofrem algum grau de autismo. Então se cada um tiver empatia pelo outro assim como no caso da Specialisterne vamos melhorar a nossa sociedade como um todo.” Rafael Mendes

“Sabe-se que a empatia é o ato de entender a emoção da pessoa e também a capacidade de se colocar no lugar dela. Uma pessoa é considerada empática quando é sensível a alguém e se aproxima da forma mais verdadeira possível, sem preconceitos ou julgamentos.
A importância de ser empático com alguém está no comportamento das pessoas como sendo esponjas emocionais, ou seja, absorvendo e acumulando dentro de si sentimentos alheios, como a angústia.” Rafael Mendes.

A empatia é importante para que possamos entender outras pessoas. Assim, podemos ser mais gentis e ter mais consideração pelos outros. Newton Borges

A empatia nos faz mais humanos. Quando saímos do nosso mundo egoísta, sem sentido pejorativo nisso, percebemos que o outro também existe.
Sentindo a existência do outro, existimos mais também, por mais contraditório que isto pareça. Nos tonamos mais fortes e conscientes de nossas forças e limitações.
E nesta troca fundamentalmente humana ganha-se a sociedade toda, que se harmoniza e se fortalece. Renato Savoy

A empatia é ver com os olhos do outro, ouvir com os ouvidos do outro e sentir com o coração do outro. Fernanda Amaral

Clique aqui para saber mais sobre a Specialisterne.

 

Se quiser saber mais sobre nossos projetos ou se tiver interesse em contribuir de alguma forma com conteúdo alinhado ao nosso propósito ou ideias, envie-nos uma mensagem que entraremos em contato com você o mais rápido possível!.