Imagine um encontro entre vinte mulheres de diferentes idades, diversos sotaques, variadas profissões e que vivem em regiões distintas na Alemanha. O que elas têm em comum: a língua portuguesa, a experiência da migração e uma grande vontade de fazer acontecer!
E o que elas estão fazendo juntas? Aceitaram o desafio de participar da primeira edição do Carlotas Pitch Festival, evento que decorreu no fim de semana de 22 e 23 de outubro, em Munique, e envolveu oficinas, palestras, concurso e premiação do melhor Pitch, além de muita conexão e inspiração para fortalecer a autonomia e a autoconfiança destas mulheres.
A ideia de trabalhar com o pitch – uma ferramenta de vendas para apresentar algo de forma curta, objetiva e envolvente – foi o pano de fundo do evento porque a técnica pode ser aplicada a diversos cenários, o que contempla as diferentes situações vivenciadas por estas mulheres migrantes aqui na Alemanha, como uma entrevista para o mercado de trabalho, na conversa com a Agência de Empregos, na venda do seu produto ou serviço, ou até mesmo na busca por investimento para o seu negócio.
E Carlotas Deutschland, que tem como propósito promover o movimento das mulheres migrantes para o centro da sociedade alemã, acredita que trabalhar a segurança e assertividade delas pode influenciar em sua adaptação e integração no país. Por isso, ao longo dos dois dias, as mulheres treinaram a voz e a postura, ganharam consciência corporal e ferramentas para entender as emoções, reconheceram suas capacidades e ainda trabalharam no impacto de uma boa narrativa, através da técnica do Storytelling.
No fim, nove finalistas, escolhidas entre as próprias participantes, puderam se apresentar para o público e para um júri, que selecionaram duas vencedoras. Uma competição saudável e motivadora que trouxe também o universo lúdico que não pode faltar em um evento de Carlotas!