PT

EN

DE

Personalidades indígenas para seguir

Nesse Dia dos Povos Indígenas queremos expressar nossa admiração e respeito pela riqueza e diversidade de suas culturas, línguas e conhecimentos ancestrais. Reconhecemos a importância dos povos originários para a história, a cultura e a biodiversidade do Brasil e do mundo. Além disso, reconhecemos também a força e a sabedoria que lhes permitem lutar por seus direitos e pela preservação de suas tradições e territórios.

Esses povos têm enfrentado muitas dificuldades e injustiças, sem mencionar a negligência das autoridades. Dia 19 de abril está aqui para nos lembrar que a luta para garantir que seus direitos sejam respeitados e que suas vozes sejam ouvidas é DE TODAS AS PESSOAS. Um Brasil que valoriza a sabedoria ancestral dos povos indígenas é um país próspero e sustentável, onde o respeito à nossa biodiversidade da fauna e flora preserva todas as formas de vida no planeta, garantindo um futuro para as gerações presentes e futuras.

DIA DOS POVOS INDÍGENAS

O Dia dos Povos Indígenas é comemorado no Brasil em 19 de abril. A origem da data remete ao Congresso Indigenista Interamericano, que ocorreu em 1940, no México. Nesse congresso, os povos indígenas das Américas se reuniram e protestaram para discutir seus direitos e as formas de proteger suas culturas e territórios. A data foi oficialmente instituída no Brasil em 1943, quando o então presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto-Lei nº 5.540/4 que estabelece o Dia do “Índio” no Brasil. A data passa a ser chamada de Dia dos Povos Indígenas, definida pela Lei 14.402/2022, uma vez que o termo “índio” é um estereótipo colonial que alimenta a discriminação a respeito dos povos indígenas.

Para nós, brasileiros, esse dia é uma oportunidade para celebrar a diversidade cultural e a riqueza dos povos indígenas. É uma ocasião para reconhecer seus direitos e as lutas que travam por eles, além de sensibilizar a população sobre a importância da preservação das culturas e das terras indígenas.

Infelizmente, nossos povos originários ainda enfrentam muitas dificuldades, como a perda de suas terras para a expansão agrícola e de infraestrutura, a discriminação e a falta de políticas públicas adequadas para garantir seus direitos. Por isso, é fundamental que a sociedade brasileira se mobilize para defender e apoiar os povos indígenas, respeitando suas culturas e lutando pela preservação de seus territórios e recursos naturais.

PERSONALIDADES INDÍGENAS BRASILEIRAS

Existem centenas de diferentes grupos étnicos indígenas no Brasil. Cada um com suas próprias tradições culturais e línguas. Nós podemos aprender muito com essas tradições e por isso selecionamos personalidades indígenas brasileiras que se destacaram em suas áreas e recomendamos seguir nas mídias:

Ailton Krenak

Líder indígena, jornalista e ativista ambiental, membro da Academia Brasiliera de Letras. Conhecido por sua defesa dos direitos dos povos originários e da preservação do meio ambiente.

Siga no Instagram: @_ailtonkrenak.
Leia aqui o artigo sobre Ailton Krenak pela Nayara Bareze.

Daniel Munduruku

Escritor, professor e ativista indígena brasileiro. Ele já lançou alguns livros infanto-juvenis. Além de ser um defensor ativo dos direitos dos povos indígenas, ele tem trabalhado para promover a conscientização sobre a importância da preservação das culturas dos povos nativos do Brasil.

Siga no Instagram: @danielmundurukuoficial

Davi Kopenawa

Xamã e líder Yanomami. Tem trabalhado incansavelmente para proteger a floresta amazônica e os direitos dos povos indígenas.

O Davi não tem uma conta no instagram, mas vale a recomendação do seu livro: A Queda do Céu – Palavras de um Xamã Yanomami.

Sônia Guajajara

Líder indígena e ativista dos direitos humanos. É reconhecida internacionalmente por sua defesa dos povos originários e do meio ambiente. Atualmente é responsável pelo Ministério dos Povos Indígenas.

Siga no Instagram: @guajajarasonia

Kaká Werá Jecupé

Escritor e líder espiritual Guarani, conhecido por seus trabalhos em prol da preservação da cultura Guarani e da proteção da natureza.

Siga no Instagram: @kaka.wera

Célia Xakriabá

Professora e ativista Xakriabá. Luta pelos direitos dos povos indígenas e pela valorização da educação indígena. Ela é a 1ª Deputada Federal indígena eleita por MG.

Siga no Instagram: @celia.xakriaba

Marcos Terena

Ativista e líder indígena Terena. Trabalha na defesa dos direitos dos povos indígenas e na preservação da cultura indígena.

Siga no Instagram: @terenamarcos

Txai Suruí

Ativista Indígena, com apenas 25 anos, está presente em importantes eventos mundiais promovendo a cultura indígena.

Siga no Instagram: @txaisurui

Essas personalidades indígenas brasileiras são apenas algumas das muitas que lutam por seus direitos e pela proteção da cultura e do meio ambiente indígena.

Se você tiver mais sugestões para incluirmos aqui é só nos escrever no info@carlotas.org.

>> Artigo postado originalmente em 19 de Abril de 2023 e repostado para o Mês dos Povos Indígenas.

Se quiser saber mais sobre nossos projetos ou se tiver interesse em contribuir de alguma forma com conteúdo alinhado ao nosso propósito ou ideias, envie-nos uma mensagem que entraremos em contato com você o mais rápido possível!.

Pular para o conteúdo