O dia 23 de abril foi escolhido para ser o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais pela Unesco, em sua XXVIII Conferência Geral, ocorrida em 1995. Esta é uma data simbólica na literatura mundial, pois além de homenagear os livros e seus autores de todo o mundo, foi nesta data também que vários autores proeminentes, como William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega morreram. A Unesco entende que promover os livros e direitos autorais é também defender e promover a criatividade, a diversidade e o acesso igualitário ao conhecimento.
Para que possamos celebrar e homenagear nossos livros nacionais, trarei aqui 03 livros escritos pela cofundadora de Carlotas, Fabiana Gutierrez.
CLARA CABELO LARANJA
Livro lançado em 2017 e ilustrado por Carla Douglass conta a história de Clara e sua amiga Juno. Ela é moradora de um mundo preto e branco e vive tentando esconder seu lindo cabelo laranja. Seu sonho era ser como as outras crianças de sua escola até conhecer o mundo de Carlotas, um lugar multicolorido, onde as pessoas se respeitam e vivem em harmonia com suas diferenças. Durante a visita a esse lugar mágico, algo acontece em um instante e tudo se transforma diante dos seus olhos.
SAUDADE SABOR CHOCOLATE
Em 2020, Fabiana Gutierrez (co-fundadora de Carlotas) lança outro livro ilustrado por João Carlos Fúria. Desta vez, a história traz uma perspectiva linda sobre a trajetória do Beto, um menino que nos convida a visitar suas lembranças através de números, emoções e desafios. É uma história sensível que nos instiga a refletir sobre o significado das nossas lembranças afetivas de um jeito leve e muito lúdico.
DIVERSIDADE, EQUIDADE, INCLUSÃO E PERTENCIMENTO
– O poder transformador das Relações
Finalmente em 2024, Carlotas lançou um livro com foco nas empresas trazendo uma análise do tema que explora desde os conceitos fundamentais de diversidade até a sua importância histórica social, passando pela necessidade urgente de diálogo e empatia.
Ao folhear as páginas de uma obra, somos tocados por sentimentos, ideias e vivências que nos conectam com o outro(a) e com nós mesmos. Os livros nos provocam, ensinam, emocionam e ampliam horizontes. Celebrar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais é reconhecer o papel essencial da literatura na construção de uma sociedade mais consciente, plural e empática.
Que possamos, neste dia, honrar a criatividade de autores(as) como Fabiana Gutierrez, que com suas histórias nos inspiram a enxergar o mundo com mais cores, escuta e sensibilidade. E que cada leitura seja um convite à transformação — individual e coletiva.
Feliz Dia Mundial do Livro!
Gostou do texto: ”Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais”?
Leia também: “Dia Nacional do Livro”