DIVERSIDADE É… SER MULHER MIGRANTE!

Setembro foi o Mês da Diversidade em Carlotas. “Origem étnica e nacionalidade” é uma dimensão da diversidade que pessoas migrantes experimentam muito através do processo de exclusão do “outro”, além de representar uma barreira adicional à sua integração no mercado de trabalho.

É por este motivo que Carlotas Alemanha tem trabalhado intesamente com mulheres migrantes (brasileiras e de outras nacionalidades) para que estejam preparadas para enfrentar e ultrapassar estes obstáculos, alcançando o reconhecimento, a valorização e se integrando estruturalmente à sociedade alemã, de forma autêntica e promissora.

Neste sentido, o nosso trabalho por lá tem focado na capacitação e no encorajamento destas mulheres, através de formações gratuitas que englobam os temas da Saúde Emocional, do Mercado de Trabalho e do Trabalho Autônomo (em setembro realizamos novas edições dos seminários Ich Bin Dabei e Projeto Bússola) e mais recentemente com novos temas: Marketing Digital e Técnicas de Comunicação (nossos próximos eventos que decorrem em outubro: Curso Impact – Identidade Digital e o Carlotas Pitch Festival).

Entretanto, estamos conscientes de que só capacitar as mulheres não tem sido suficiente para uma integração positiva delas na sociedade. Para Carlotas Alemanha, é igualmente importante que as empresas e instituições, de forma proativa, consciente e crítica, também estejam completamente envolvidas na promoção da diversidade e desenvolvam alternativas que chamem amplamente a atenção para o potencial destas mulheres e para como elas podem agregar valor, inclusive pela força do diferente!

Promover efetivamente a diversidade nas organizações significa também igualdade de oportunidades no mercado de trabalho e inclusão social. Acreditamos que as empresas devem criar um ambiente de trabalho consciente de preconceitos e combate aos mesmos, onde colaboradores e colaboradoras tenham sua competência reconhecida – independentemente de idade, origem étnica e nacionalidade, gênero, religião e visão de mundo, capacidade física e mental, orientação sexual e origem social.

É por isso que o nosso planejamento para os próximos meses também vai englobar ações pontuais junto às empresas e profissionais de recrutamento. Uma forma de intensificar este trabalho que Carlotas Alemanha tem desenvolvido com o propósito de promover o movimento de mulheres migrantes para o centro da sociedade alemã.

Portanto, seguimos conhecendo, conectando e capacitando mulheres migrantes na Alemanha, além de estar trabalhando nos bastidores de uma super novidade que vem por aí! Aguardem!

Se quiser saber mais sobre nossos projetos ou se tiver interesse em contribuir de alguma forma com conteúdo alinhado ao nosso propósito ou ideias, envie-nos uma mensagem que entraremos em contato com você o mais rápido possível!.