A Microsoft apoia e pratica a DIVERSIDADE, pois entende a importância de cada um ser como é. Para a empresa, essa liberdade gera criatividade, aumenta a produtividade, incrementa os resultados financeiros e reduz conflitos. Para formatar esse modelo de trabalho tão bacana, a empresa criou a Campanha “I.am.you”. Em sua página do LinkedIn, a gerente geral da empresa no Brasil, Paula Bellizia, escreveu sobre a iniciativa. Leia alguns trechos abaixo:
“Origem, raça, gênero, orientação sexual. A pesquisa (do IBGE) prova que o Brasil é um grande celeiro de diversidade. Esta enorme variedade de perfis gera multiplicidade, novas perspectivas e potencial para inovação. Porém, é fato que no Brasil, ainda não temos essa representação da sociedade nas empresas, no setor público e na academia.”
“Em uma empresa, o maior capital é o humano e quanto mais plural for a representação, maior será a aderência e atenção aos estímulos da sociedade e, consequentemente, a vantagem competitiva das companhias. No entanto, para se alcançar um trabalho colaborativo com diversidade é essencial existir uma cultura inclusiva, com o respeito pelas diferenças, não só de raça, gênero e idade, mas também as de cultura, escolhas, comportamento, para cada um ter liberdade de ser como é. Em um ambiente opressor, no qual o diverso é reprimido, a tendência é que mesmo pessoas de diferentes perfis tragam soluções tradicionais e já testadas anteriormente, bloqueando a criatividade. Já quando os profissionais se sentem respeitados, por agirem como são, emitem mais livremente opiniões e trazem ideias fora do tradicional e esperado. O incentivo deve ser voltado para que colaborares desafiem o atual status quo.
“Não tenho dúvidas que para atrair e reter talentos de diferentes perfis, precisamos ter a diversidade como foco e valorizar as diferenças. Com o objetivo de promover maior reflexão e engajamento sobre o tema, lançamos em Fevereiro o mês da diversidade, com a campanha I.am.you, cujo manifesto propaga: “Sem Regras. Sem padrão. Diversidade sou eu e você. Seguindo nossas crenças. Nos respeitando. Do jeito que somos”. Ou seja, o ambiente de trabalho que almejamos. Com esta iniciativa, abrimos a oportunidade para todos os nossos funcionários refletirem individualmente sobre sua forma de se relacionar, aprender e discutir sobre o tema. O respeito ao outro, às diferenças, é fundamental para se abrir para as ideias, que se somam às suas e propiciam a criatividade e inovação.”
“Acredito que o mundo e o nosso país só se beneficiarão de uma discussão que estimule mais e mais organizações e comunidades realmente engajadas em promover a diversidade. Tenho certeza que se a riqueza da diversidade brasileira estiver presente em organizações públicas e privadas, teremos um país mais inclusivo e competitivo, com muito mais inovação, e melhor para todos nós.”
O texto na íntegra você pode ler aqui.