A Dona Terra foi uma das primeiras personagens a chegarem aqui em Carlotas. Sua primeira aparição foi em forma de tirinha, publicada nas mídias sociais em 2014:
Ela retorna em 2016 no texto da também cofundadora, Fabiana Gutierrez: Um olhar generoso para nossa casa, a Dona Terra e de cara nova. Explicando que naquele ano a Unesco – uma entidade ligada à ONU (Organização das Nações Unidas) lançou o tema “Entendimento Global” como o objetivo de refletir sobre o nosso planeta de uma perspectiva global e agir localmente. Naquele momento o texto trazia pequenas ações diárias que poderiam contribuir com o planeta como: a reciclagem, o não desperdício de água e não jogar lixo nas ruas.
Em 2020, voltamos a conversar com a nossa Dona Terra, Dona Terra volta com um conto novo no meio da pandemia – Carlotas mas desta vez, pedimos que ela trouxesse o seu olhar sobre o planeta. Estávamos enfrentando uma pandemia (COVID 19) e em razão do fechamento dos lugares, ela estava se sentindo bem melhor, pois o lixo nas ruas havia diminuído assim como a poluição.
O ano passou muito rápido e outro aniversário da Dona Terra foi celebrado. Em 2021, após um ano de pandemia, registrávamos quase 03 milhões de mortes de pessoas no mundo e com isso, o sofrimento da nossa mãe terra foi grande. Nesse novo conto Um papo sério nesse conto da Dona Terra – Carlotas o papo é bem sério e esperançoso. Após toda a dor trazida pela doença, ela espera que as pessoas compreendam o impacto de sua existência no planeta e tenham consciência da forma de nos relacionarmos com ela.
A vacina chegou e com ela a possibilidade de voltarmos a nos relacionar presencialmente. Não podemos esquecer da nossa querida dona terra, não é!?
Sendo assim, lançamos neste ano dois novos materiais. O primeiro material traz algumas ideias práticas para trabalhar a sua postura ambientalmente responsável. Para sua elaboração, utilizamos os 5Rs da sustentabilidade desenvolvido pela ativista ambiental francesa Bea Johnson.
O segundo vem em forma de guia elaborado especialmente para as escolas e aqui, o diálogo será sobre a sustentabilidade e cidadania. Abordaremos algumas reflexões acerca dos impactos de nossas ações nas relações e no ambiente, além de ideias de como inspirar posturas sociais e ambientalmente responsáveis por toda comunidade escolar.
A presença da nossa grande mãe Dona Terra em Carlotas é uma forma de não esquecermos da nossa responsabilidade com o nosso planeta e pelos seres que aqui vivem!
Gostou do texto: Dona Terra e sua trajetória em Carlotas?
Leia também: Dia Mundial do Meio Ambiente