Dona Terra e sua trajetória em Carlotas

Dona terra

A Dona Terra foi uma das primeiras personagens a chegarem aqui em Calotas. Em forma de tirinha, publicamos nas mídias em agosto de 2014 a imagem abaixo. Escrita e desenhada pela cofundadora de Carlotas, Carla Douglass.

 

Tirinha da Dona Terra postada em agosto de 2014 na página de Facebook de Carlotas.

Ela retorna em 2016 no texto de Fabiana Gutierrez: Um olhar generoso para nossa casa, a Dona Terra e de cara nova. Naquele ano a Unesco – uma entidade ligada à ONU (Organização das Nações Unidas) lançou o tema “Entendimento Global” com o objetivo de refletir sobre o nosso planeta de uma perspectiva global e agir localmente. O texto trazia pequenas ações diárias que poderiam contribuir com o planeta como: a reciclagem, o não desperdício de água e não jogar lixo nas ruas. 

Em 2020, voltamos a conversar com a nossa Dona Terra, Dona Terra volta com um conto novo no meio da pandemia – Carlotas  mas desta vez, pedimos que ela trouxesse o seu olhar sobre o planeta. Estávamos enfrentando uma pandemia (COVID 19) e em razão do fechamento dos lugares, ela estava se sentindo bem melhor, pois o lixo nas ruas havia diminuído assim como a poluição. O ano passou muito rápido e outro aniversário da Dona Terra foi celebrado. Em 2021, após um ano de pandemia, registrávamos quase 03 milhões de mortes de pessoas no mundo e com isso, o sofrimento da nossa mãe terra foi grande. Nesse novo conto Um papo sério nesse conto da Dona Terra – Carlotas o papo é bem sério e esperançoso. Após toda a dor trazida pela doença, ela espera que as pessoas compreendam o impacto de sua existência no planeta e tenham consciência da forma de nos relacionarmos com ela.

A vacina chegou e com ela a possibilidade de voltarmos a nos relacionar presencialmente. Não podemos esquecer da nossa querida dona terra, não é!? Sendo assim, lançamos neste ano dois novos materiais. O primeiro material traz algumas ideias práticas para trabalhar a sua postura ambientalmente responsável. Para sua elaboração, utilizamos os 5Rs da sustentabilidade desenvolvido pela ativista ambiental francesa Bea Johnson. 

O segundo vem em forma de guia elaborado especialmente para as escolas e aqui, o diálogo será sobre a sustentabilidade e cidadania. Abordaremos algumas reflexões acerca  dos impactos de nossas ações nas relações e no ambiente, além de ideias de como inspirar posturas sociais e ambientalmente responsáveis por toda comunidade escolar.

A presença da nossa grande mãe Dona Terra em Carlotas é uma forma de não esquecermos da nossa responsabilidade com o nosso planeta e pelos seres que aqui vivem!

 

Este artigo foi postado em 22 de Abril de 2024, repostado para o Dia da Terra este ano.

Gostou do texto: “Dona Terra e sua trajetória em Carlotas?”

Leia também: “Dia Mundial do Meio Ambiente”

Se quiser saber mais sobre nossos projetos ou se tiver interesse em contribuir de alguma forma com conteúdo alinhado ao nosso propósito ou ideias, envie-nos uma mensagem que entraremos em contato com você o mais rápido possível!.