Educação, a escola e o lar, onde se trabalham as dinâmicas da convivência.

Precisamos conversar sobre o papel da escola na trajetória de vida de uma pessoa, passando pela primeira infância à vida adulta.

A escola é a instituição de desenvolvimento mais importante, além do lar. É uma comunidade intensa, que trabalha continuamente a dinâmica da convivência. É o lugar em que crianças, adolescentes e adultos se relacionam e, portanto, é um ambiente propício para buscar o seu melhor aprimoramento.
Este aprimoramento pode ser alcançado por meio de práticas restaurativas no ambiente escolar.

Originadas na Justiça Restaurativa, as práticas restaurativas estimulam uma compreensão profunda das relações humanas e, portanto, dos conflitos delas originados, viabilizando a criação conjunta de formas reais e justas de reparar os danos, ou mesmo inibindo seu surgimento. Tais práticas têm respaldo na formação e fortalecimento de vínculos, na inclusão de diferenças, na conscientização e na corresponsabilização de todos pelo conflito, com reforço no sentimento comunitário, na solidariedade e na empatia.

Sua utilização proporciona, portanto, a cocriação de um relacionamento saudável entre todos os integrantes da comunidade escolar, auxiliando no alcance da função mais primordial da escola: formar seres humanos!

Nós, do Circula Mundo, entendemos que a sensibilização da equipe, ou seja, educadores, coordenadores, funcionários e direção, deva ocorrer em primeiro lugar. Isso não quer dizer que a ordem não possa ser modificada, irá depender das necessidades de cada escola, a serem analisadas especificamente.

É que, o estabelecimento de uma nova maneira de entender e olhar as relações nesta esfera é essencial para a constituição de um espaço restaurativo integrado e, também, certamente, atingirá os alunos, já que trará novas ferramentas que poderão ser trabalhadas pelo professor em sala de aula.

A sensibilização dos alunos, de forma direta, virá no segundo momento, de forma concomitante, e sem prejuízo do estímulo à reflexão de demandas específicas: o respeito ao outro, o autoconhecimento, as habilidades mentais e emocionais, o compartilhamento de histórias para criação de vínculos reais e saudáveis, a violência, questões de gênero, bullying, entre outros.

É importantíssimo que estejamos atentos às novas políticas na área da educação e que sejamos ativos e participativos quanto à vida escolar de quem nos rodeia, sejam filhos, sobrinhos, vizinhos, amigos, netos.
A escola é peça fundamental para construirmos um futuro próspero, inclusivo, cheio de respeito, empatia e oportunidades para todos!

 

Se quiser saber mais sobre nossos projetos ou se tiver interesse em contribuir de alguma forma com conteúdo alinhado ao nosso propósito ou ideias, envie-nos uma mensagem que entraremos em contato com você o mais rápido possível!.