Em novembro, ocorreu o encerramento da 2ª edição do Programa Conectaê 2.0 (foto), realizado pela Lwsa em parceria com Carlotas e o Ministério Público de São Paulo. Após seis meses de muitos aprendizados em tecnologia, os 22 jovens do Sistema de Acolhimento da cidade de São Paulo concluíram o curso, apresentaram seus projetos finais e receberam o Certificado de Participação.
A programação do encontro incluiu um momento especial chamado “Conversa com o Diretor”, no qual os jovens tiveram a oportunidade de conhecer a trajetória profissional de um dos diretores da Lwsa. Com formação em tecnologia e atualmente à frente de sete unidades de negócio, o diretor compartilhou sua experiência, proporcionando um momento de grande inspiração e energia. Também realizamos uma roda de avaliação, em que os jovens puderam refletir e compartilhar suas percepções sobre a participação no curso. Conversamos sobre os aprendizados mais significativos, os desafios superados e as competências socioemocionais desenvolvidas. Esse momento foi essencial para colher indicadores do programa e planejar melhorias para as próximas edições.
Por fim, assistimos às apresentações dos projetos desenvolvidos pelos participantes e encerramos com uma celebração cheia de alegria, com presentes e um delicioso lanche para todos(as).
A formatura de mais uma turma de jovens capacitados para o ingresso no mercado de trabalho reforça o nosso compromisso com o Movimento Educa 2030, especialmente com a meta de atingir a cota legal de Aprendizes até 2030. Esse compromisso inclui a promoção da inclusão da diversidade e a formação de todos os jovens com foco no desenvolvimento sustentável.
No Programa Sementes do Brasil, as atividades de novembro trouxeram conteúdos essenciais para esta reta final, em que os jovens começam a ser convocados para entrevistas de vagas de jovem aprendiz. Entre os temas abordados destacam-se “Estruturando Currículo e Preparo para Entrevistas” e “Imagem Pessoal e Corporativa”. A aula sobre Rede de Apoio foi uma das mais envolventes, com alto engajamento dos participantes. O encontro contou com a presença de uma representante do Ministério Público de São Paulo, que compartilhou informações sobre o funcionamento da instituição, a dinâmica de acolhimento de crianças e adolescentes e, principalmente, os direitos dos jovens.
Gostou do texto Educação, Diversidade e Sustentabilidade no Movimento Educa 2030?
Leia também: Responsabilidade Social a todo vapor em Outubro