A gente reconhece a Jana à distância porque ela tem um bocão enorme! Acreditem! Jana tem os olhos grandes e verdes e uma boca bem grande, que ela faz questão de levar sempre aberta: falando aos quatro ventos ou acabando com o silêncio dos ambientes onde ela está. Quando você conversa com ela é difícil não encarar aqueles lábios carnudos e bem desenhados que parece que tem mais dentes que uma boca comum, que vemos todos os dias por aí.
Incomodada de tanto ouvir que era “bocuda” e “bocona” ela resolveu levar numa boa o tal apelido, ás vezes se chateava e pedia para os colegas não a chamar assim, mas aos poucos foi aprendendo o seu valor e que o tamanho da sua boca em nada muda sua personalidade, seu jeito, o que gosta e suas lutas, mas se é nisso que algumas pessoas vão focar, ela não vai aceitar e mas vai aprender a não se injuriar.
Jana é uma amigona, sempre leal e engajada em diversas causas. Ela usa toda sua potência para dar voz às causas em que acredita.
Cruzou uma manifestação a favor da paz mundial? Jana está lá. Defesa dos animais? Meio ambiente? Contra-racismo? Ela está sempre lá. Ela leva um canetão na bolsa caso tenha que preparar um cartaz de última hora, afinal ela sempre tem algo a dizer.
E se ela encontra uma injustiça no meio do caminho? Ih! Ninguém segura essa moça, ela vai soltar o verbo e se envolver em defesa daquele ou daquela que precisa de ajuda. Quem a conhece sabe que ela é mesmo incrível e tem o seu coração gigante.