Eloá veio para Carlotas com uma mala cheia de livros e histórias para contar. O lugar que ela deixou para trás estava em um momento difícil, havia muita violência e discurso de ódio – que é quando uma pessoa usa palavras com raiva e sabe que essas machucam outras pessoas. Por essas e outras que Eloá, com seu jeito doce de falar, não queria mais viver ali e se mudou para cá. Aqui em Carlotas estão todos felizes com sua chegada.
Ela tem foco. Tudo que começa ela termina e nada, na-da, faz com que ela desista da sua vocação, que um dia me explicou como: “compartilhar conhecimento, histórias e informação.” Que lindo é ver alguém com um objetivo de vida, quando a Eloá conta seus casos é como se ela os estivesse vivendo em um sonho, eloquente e engraçada é impossível tirar os olhos.
Nunca falta público para as suas histórias, quando ela começa a falar os olhos dos ouvintes brilham. Adultos, jovens e crianças sentam à sua volta para ouví-la com atenção. As vezes ela conta sobre seu passado, sobre conflitos da atualidade, outras ela nos leva para mergulhar nas histórias mitológicas. Ela entende de economia e borda como ninguém.
Ela está aqui há tanto tempo, mas ainda é uma das mais jovens, dizem que é porque ela sempre está aprendendo alguma coisa nova e compartilhando essa experiência. Quando não a encontramos contando histórias é porque ela está junto das crianças brincando de boneca ou jogando um jogo, criando uma nova história.
Para ela não existe idade, pois acredita que todos oscilamos em todas as idades durante um dia inteiro. Ela pode brincar com uma criança, cuidar da sua família, ler o jornal e ainda bordar, tudo no mesmo dia. Quase me esqueci de comentar, ela é uma grande carnavalesca, até hoje, quando chega o Carnaval, ela entra na avenida para o seu samba-enredo, sim ela cria samba-enredo e me diz que “é para a escola de samba que mora no seu coração.”
Precisando de alguma dica, site de conteúdo, ouvir uma boa história ou dica de livro? Procure pela Eloá ou espere para vê-la entrando na avenida no próximo carnaval.