No mês de abril, Carlotas trabalhou pautas importantes para as relações humanas, com o propósito de engajar e mobilizar as pessoas à praticar a empatia, o respeito e promover ambientes seguros psicologicamente, tratando a saúde mental e o pertencimento como pilares importantes para um trabalho e uma vida de qualidade.
Demos boas vindas para Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo. Iniciamos um projeto para estruturação de um canal de denúncias, partindo da organização de um comitê de ética, com o objetivo de estruturar os procedimentos, as regras e documentos de suporte para utilização do canal. E para complementar o projeto, temos um cronograma de treinamento de acolhimento, assédio e das ferramentas internas para denúncias. Tudo construído com muito cuidado, seriedade e transparência para que todas as pessoas que recorram ao canal se sintam seguras para tal.
Na Kimberly-Clark dialogamos sobre Microagressões e o impacto na performance, principalmente em relação às questões de gênero, mostrando como interações ou comentários sutis, muitas vezes sem intenções, podem desvalorizar, marginalizar ou ofender as pessoas de grupos sub representados. Foi uma troca enriquecedora e reflexiva, convidando todas as pessoas para agirem ativamente na conscientização sobre as influências sociais e estruturais no nosso comportamento.
A Tokio Marine contou com o segundo encontro do Grupo de Diversidade. Falamos como as desigualdades, principalmente de gênero, raça, etnia e etária, podem impactar na participação plena da sociedade e do mercado de trabalho, construindo caminhos e boas práticas para o Grupo elaborar projetos transformadores que mitigam os efeitos dessas desigualdades sociais dentro e fora da companhia.
Continuamos na fase de estruturação e disparo de pesquisas prévias do Programa de Liderança Feminina ELAS, da Edenred Brasil. Mais do que fornecer letramento e potencializar suas competências, essa etapa de mapeamento é fundamental para escuta atenta, um pilar importante para Carlotas, ou seja, compreender os desafios e potenciais das pessoas envolvidas para levar uma abordagem mais assertiva.
Promovemos também uma conversa fundamental sobre as atualizações da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), seus impactos e desdobramentos para as organizações. Mediado pela nossa CEO, Fabi Gutierrez, contamos com a participação da Marcela Vavassori, psicóloga e especialista em Desenvolvimento Organizacional, Flavia Vianna, Gerente de Saúde e Trabalho Pacto Global Brasil (ONU) e Lilian Ferrari, Gestora de Saúde do Trabalhador (Petrobras).
Apesar do Ministério do Trabalho oficializar nesta quinta-feira (24/04) que a nova NR-1 entra em vigor em 26 de maio de 2025 (data mantida), a aplicação de autuações e penalidades será adiada em um ano.
De qualquer forma, as organizações precisam se preparar para se adequar às novas exigências, pois os números não mentem. De acordo com dados do Ministério da Previdência Social, houve um aumento de 68% nos afastamentos do trabalho por transtornos mentais. Garantir um ambiente seguro para todas as pessoas é uma responsabilidade social de todas as organizações. Se você ainda não assistiu a esse Bate-Papo, acesse aqui o vídeo com legendas e Libras e o podcast no Spotify. E ainda criamos um Guia sobre o tema, clique na imagem abaixo:
Obrigada e até o mês que vem!
Gostou do texto: “Empatia, Pertencimento e Saúde Mental em Foco”?
Leia também: “Fortalecendo Mulheres e Comunidades nas Empresas”